Guerra

Presidente sírio faz vídeo a caminho de Guta Oriental

Para ostentar avanços, governo sírio faz ofensiva na região, que é um bastião rebelde próximo de Damasco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

DAMASCO - O presidente sírio, Bashar al-Assad, ostentou avanços do governo na guerra da Síria em um vídeo no qual aparece dirigindo para encontrar soldados perto de Damasco. Assad gravou o trajeto do centro da cidade até áreas recentemente recapturadas na região de Guta Oriental.

A ofensiva militar do governo sírio começou em 18 de fevereiro com um enorme bombardeio e, até agora, recuperou a maior parte de Guta Oriental, o maior reduto rebelde perto de Damasco, o dividindo em três zonas. Mais de 1000 pessoas morreram nesta ação.

"A estrada está aberta...tudo está funcionando agora na cidade e na Síria", disse no vídeo, descrevendo uma estrada que, anteriormente, havia sido bloqueada por disparos de franco-atiradores, acrescentando que agora é mais fácil se deslocar pelo país.

O vídeo, divulgado durante a noite após uma viagem no domingo (18), mostra Assad de óculos escuros no volante de seu carro Honda, falando sobre a crescente força do governo à medida que cenários pacíficos davam lugar a áreas afetadas pela batalha.

Batalha

Sua visita à frente de batalha em Guta Oriental, onde imagens da televisão estatal o mostraram ovacionado por soldados enquanto fumaça surgia à distância, acontece depois que dezenas de milhares de civis começaram a deixar a área da oposição para linhas do governo.

Em todo o país, a guerra civil, que completou 7 anos na quinta,15, deixou 500 mil mortos, segundo o recente balanço do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Esse é o mais recente em uma série de ganhos militares de Assad desde que a Rússia entrou na guerra ao seu lado em 2015, acabando com as esperanças dos rebeldes de derrubá-lo à força.

Grandes áreas continuam fora de seu controle, mas Assad agora controla as principais cidades do altamente povoado ocidente da Síria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.