Falta de sinalização

Falta de sinalização causa transtornos em via no Anil

Por causa da ausência de faixa de pedestres, placas e semáforos na Avenida Edson Brandão, quem precisa atravessá-la tem dificuldades e precisa correr

NATÁLIA REIS/ O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

[e-s001]A sinalização escassa na Avenida Edson Brandão, no Anil, gera reclamações de quem precisa trafegar na via. A principal reclamação diz respeito aos riscos de acidentes. A falta de semáforos e placas de trânsito também dificulta a travessia de pedestres, que precisam utilizar a via diariamente.

O problema existe não apenas em um trecho da avenida. Toda ela está comprometida pela falta de sinalização. Das faixas de pedestres que deveriam existir em diversos trechos, apenas uma pode ser vista. Porém, devido ao tempo e à falta de manutenção, está parcialmente apagada, difícil de ser notada pelos motoristas que trafegam, geralmente em alta velocidade, pelo local.

Identificação para pedestres e motoristas também não existe, principalmente próximo a um supermercado, onde é frequente o grande fluxo de pessoas entrando e saindo.

O Estado esteve no local e percebeu a dificuldade que os pedestres têm em tentar atravessar a via. O vi­gia João Batista Silva, de 41 anos, esperou cerca de 40 minutos para atravessar de um lado a outro da ave­nida. Ele contou que todas as vezes que precisa atravessar a via espera muito tempo. “Eu passo muito tempo aqui. A falta de sinalização e de educação dos motoristas e motociclistas é absurda. Tenho de passar rapidamente, para não correr o risco de ser atropelado”, relatou o vigia.

João Batista Silva destacou ainda que, devido à alta velocidade dos condutores, já presenciou diversos acidentes, que por muito pouco não culminaram em resultados fatais.

[e-s001]Os estudantes de uma universidade próxima também reclamam da falta de faixas de pedestres e placas de trânsito. Eles relatam o risco que sofrem, principalmente nos horários de entrada e saída, quando o fluxo de alunos é ainda maior. “Quan­do saímos, temos de bater com a mão para os carros pararem, e mesmo assim muitos não param. Acredito que, se tivesse sinalização, a situação seria bem diferente”, relatou o estudante Rafael Rodrigues, de 23 anos.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) informou, em nota, que já conta com um projeto para recuperação e revitalização da sinalização tanto semafórica quanto a horizontal e vertical das principais áreas da cidade, e que a Avenida Edson Bran­dão está incluída no cronograma de execução dos serviços.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.