Igreja Católica

Devoção e fé marcam homenagem ao padroeiro São José

Padroeiro do Maranhão foi reverenciado por milhares de fiéis em missas e procissão especial pelas ruas e avenidas da cidade balneária de Ribamar

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Andor com a imagem do padroeiro São José durante procissão
Andor com a imagem do padroeiro São José durante procissão (Andor com a imagem do padroeiro São José durante procissão)

SÃO LUÍS - A fé e a devoção marcaram o último dia de programação das homenagens a São José, padroeiro do Maranhão. Durante o dia de ontem (19), consagrado ao santo, missas e procissão especial foram realizadas na cidade de São José de Ribamar com a participação de milhares de pessoas.

A programação religiosa começou cedo com celebração da primeira missa às 18h, no santuário. No decorrer do dia ocorreram diversas missas, sempre com a participação de muitos devotos.

A partir das 16h, ficou impossível entrar no santuário. Durante a celebração, presidida pela pároco-solidário Irailson Barbosa, além dos cânticos tradicionais da Igreja Católica, foram feitas várias reflexões acerca dos problemas do Brasil e do mundo. Um dos assuntos escolhidos e abordado este ano durante a Campanha da Fraternidade (cujo tema é “Fraternidade e superação da violência”) foi a segurança pública. “Precisamos ficar atentos para este problema, que é de uma relevância muito grande”, disse o pároco.

Ao fim da missa, várias pessoas se concentraram ao redor da imagem do santo padroeiro. Muita emoção e alguns fiéis foram às lágrimas. “Eu amo meu São José. Ele é muito bom para todos nós”, disse Francisca de Jesus, de 65 anos, devota do santo há mais de 50 anos. Outros fiéis lembraram graças recebidas, credenciadas a São José. “O meu pai estava muito doente e, com certeza, ele foi curado por São José”, afirmou a professora Jucileide Dias, moradora do bairro Bequimão.

Procissão

Às 17h, milhares de pessoas tomaram as ruas e avenidas de Ribamar para a tradicional procissão. Uma das devotas que acompanhou a imagem do santo foi Leda Reis. Ela contou que há alguns anos, sua neta (cujo nome não revelou) estava com suspeita de câncer. “Graças à São José, a minha neta não foi constatado nada e atualmente é uma criança saudável e feliz”, disse a aposentada, que reside no Cohatrac.

Depois da procissão, o encerramento das festividades ocorreu com missa campal, na Concha Acústica - em frente ao santuário. A celebração foi conduzida pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário. “São José, a cada dia, arrebata ainda mais seguidores e concede a eles muitas graças”, afirmou a O Estado o vice-reitor do Santuário de Ribamar, padre Guttemberg Feitosa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.