De volta!

Correios suspendem greve no Maranhão

Paralisação durou cinco dias, e grevistas retornaram aos seus postos desde o sábado

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Greve dos Correios foi encerrada no sábado, depois de cinco dias
Greve dos Correios foi encerrada no sábado, depois de cinco dias (Correios)

Durante cinco dias os Correios suspenderam as atividades, em manifestação grevista no Maranhão, mas no último sábado, 17, os trabalhos foram restabelecidos, com um mutirão para minimizar os impactos da greve.

A paralisação tinha como objetivo reivindicar o plano de carreira e questionar a retirada de benefícios. Na terça-feira, 13, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou a manutenção de efetivo mínimo de 80% dos trabalhadores em cada unidade, enquanto durasse a greve.

O movimento nacional dos Correios defendeu, ainda, uma pauta grande, como a realização de concurso público e o protesto por conta do fechamento de mais de 2.500 agências pelo país.

Segundo comunicado oficial da estatal, nos dias 10 e 11, os Correios já haviam colocado em prática seu Plano de Continuidade de Negócios, de forma preventiva, para minimizar possíveis impactos à população.

Greve
A greve dos Correios se concentrou na área de distribuição, e todas as agências nunca deixaram de funcionar, mesmo nas regiões que aderiram ao movimento.

De acordo com os Correios, depois da decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que autorizou a cobrança de mensalidade de funcionários e dependentes no plano de saúde, oito de 32 sindicatos que aderiram à paralisação decidiram retornar às atividades logo no segundo dia de greve. Quatro sindicatos não haviam aderido.

O TST determinou que o valor cobrado de mensalidade dependerá da renda do trabalhador. O tribunal também alterou as regras de coparticipação - parte do valor de consultas e procedimentos que o funcionário divide com a empresa em consultas e exames. Não poderá haver cobrança em internações.

O tamanho da coparticipação depende da faixa de salário do funcionário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.