Gás natural

Bacia do Parnaíba terá oito blocos ofertados na 15ª Rodada de Licitações

Leilão da ANP será realizado dia 29 deste mês, no Rio de Janeiro, tendo quatro empresas inscritas com o objetivo de arrematar blocos terrestres

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Sonda de perfuração da Eneva na Bacia do Parnaíba, área que deve ser disputada nessa 15ª rodada
Sonda de perfuração da Eneva na Bacia do Parnaíba, área que deve ser disputada nessa 15ª rodada (rodada anp)

Com oito blocos em oferta, a bacia terrestre do Parnaíba deve ser novamente destaque na 15ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que será realizada dia 29 deste mês, no Rio de Janeiro.
Quatro empresas - Cobra Brasil Serviços, Comunicações e Energia S.A., Parnaíba Gás Natural, Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), Rosneft Brasil E&P Ltda. - estão inscritas para disputar os blocos terrestres, não só da bacia do Parnaíba, como também do Paraná, que tem a oferta de 13 blocos.
Localizada na região nordeste ocidental do território brasileiro, a bacia do Parnaíba abrange os estados do Piauí, Maranhão, Pará, Tocantins,
Bahia e Ceará. No entanto, é em território maranhense onde foram encontradas reservas de gás natural, que faz do estado o segundo maior produtor desse combustível limpo em terra, respondendo por aproximadamente 7% da produção de gás natural do Brasil.
Atualmente, existem 25 blocos em concessão nesta bacia, perfazendo 66.900,67 km². De acordo com a ANP, as reservas 1P (provadas) de hidrocarbonetos na Bacia do Parnaíba são da ordem de 15,3 bilhões de m³ de gás natural (dados de dezembro de 2016).
A Eneva, por meio de sua subsidiária Parnaíba Gás Natural, possui área total, sob concessão, superior a 40 mil km² na Bacia do Parnaíba, com sete campos declarados comerciais: cinco deles em produção (Gavião Real, Gavião Vermelho, Gavião Branco, Gavião Caboclo e Gavião Azul) e dois em desenvolvimento (Gavião Preto e Gavião Branco Norte). A companhia possui, ainda, sete Planos de Avaliação de Descoberta (PADs), sete blocos exploratórios adquiridos na 13ª Rodada de Licitações da ANP, em 2015, e cinco blocos adquiridos na 14ª Rodada de Licitações da ANP, em 2017.
O gás é produzido de acordo com a demanda do Complexo Parnaíba. O gás não-associado onshore é mais competitivo em termos de custo de descoberta, desenvolvimento e produção por metro cúbico, resultando na geração de energia com custos mais atrativos para o sistema elétrico brasileiro.
Em 2017, a Eneva chegou à marca de mais de 100 poços perfurados na Bacia do Parnaíba, um resultado excepcional para uma bacia de nova fronteira.

Arrematados
Ano passado, na 14ª Rodada, a Bacia do Parnaíba teve 12 blocos ofertados, dos quais, apenas cinco foram arrematados. O bônus de assinatura total arrecadado com a concessão desses blocos foi de aproximadamente R$ 2,7 milhões. O investimento mínimo previsto para a bacia é de
R$ 55,35 milhões.
Dos 12 blocos terrestres ofertados na Bacia do Parnaíba, seis estavam localizados total ou parcialmente no estado do Maranhão e sete localizados total ou parcialmente no estado do Piauí.
A Bacia do Parnaíba é classificada como nova fronteira, ou seja, possui áreas pouco conhecidas geologicamente e barreiras tecnológicas ou do conhecimento a serem vencidas.
O certame tem por objetivos ampliar as reservas e a produção brasileira de petróleo e gás natural, ampliar o conhecimento das bacias sedimentares, descentralizar o investimento exploratório no país, desenvolver a pequena indústria petrolífera e fixar empresas nacionais e estrangeiras no país, dando continuidade à demanda por bens e serviços locais, à geração de empregos e à distribuição de renda.

Mais

Bacias sedimentares

A 15ª Rodada de Licitações ofertará 70 blocos em 12 setores de sete bacias sedimentares, uma área de aproximadamente 95 mil Km2. Com o objetivo de facilitar o processo licitatório, a 15ª Rodada será realizada em duas etapas, uma com os blocos marítimos e outra com os terrestres, cada uma com edital e modelo de contrato próprios.

Serão 49 blocos ofertados nas bacias sedimentares marítimas do Ceará, Potiguar, Sergipe-Alagoas, Campos e Santos e 21 blocos nas bacias terrestres do Paraná e do Parnaíba.

Números

8

Blocos serão ofertados na bacia terrestre do Parnaíba, 15ª Rodada de Licitações da ANP

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.