Candidatura confirmada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

O deputado estadual Eduardo Braide (PMN) confirmou que será candidato a governador nas eleições deste ano. E pelo que afirmou, sua candidatura será ligada ao deputado federal Zé Reinaldo Tavares (sem partido). Com Braide, agora existem seis pré-candidatos ao Palácio dos Leões.
Além do deputado do PMN, se colocam como pretendentes ao governo Roseana Sarney (MDB), Maura Jorge (Pode), Ricardo Murad (PRP), Roberto Rocha (PSDB) e Flávio Dino (PCdoB), que quer a reeleição.
A chegada de Braide na disputa reforça a ideia de que o pleito no Maranhão será decidido em dois turnos, algo que os comunistas querem evitar. O melhor dos mundos para o governador seria uma disputa polarizada. Com mais de cinco candidatos, as chances de uma vitória no primeiro turno são bem pequenas.
A pré-candidatura de Eduardo Braide também reforça outra situação: o rompimento de Zé Reinaldo com Flávio Dino é mesmo irreversível.
Resta saber agora como Braide vai viabilizar essa candidatura costurando alianças e com quais partidos. Pelo que afirmou, uma das possibilidade é o DEM, que já filiou aliados de Flávio Dino, mas onde, mesmo assim, Zé Reinaldo ainda tenta ficar, no Maranhão.

Possibilidade
Outra possibilidade que não deve ser descartada é a união de Eduardo Braide, Zé Reinaldo e o senador Roberto Rocha.
Se essa linha for confirmada, Eduardo Braide conseguirá ter um tempo bom de propaganda eleitoral no rádio e na TV.
Fica somente uma dúvida: será que Tavares e Rocha deixariam as diferenças de lado para se unir neste projeto.

Caravana
A ex-governadora Roseana Sarney terminou na última sexta-feira, 16, a primeira etapa da chamada Caravana da Liberdade.
Ela foi às cidades de Presidente Dutra e Tuntum, além de Capinzal do Norte, Dom Pedro, Santo Antônio dos Lopes e Peritoró.
No total, a pré-candidata ao governo estadual percorreu 2.500 quilômetros e visitou 31 municípios para encontro e reuniões com lideranças políticas.

Continua
O secretário estadual de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, não foi exonerado do cargo.
Uma publicação do governador Flávio Dino nas redes sociais anunciando que substituirá Soares na pasta levou a essa interpretação.
O certo é que Adelmo Soares continua secretário até o dia 2 de abril, data prevista para que todos os secretários candidatos se desincompatibilizem.

Comunicado
Sobre a publicação de Flávio Dino, ele comunicou o nome do substituto de Adelmo Soares na Secretaria de Agricultura Familiar.
Substituirá Soares o atual presidente da Agerp, Júlio Correa. E para comandar a Agerp, o governador nomeará Loroana Santana, que é secretária adjunta de Adelmo Soares.
Pelo visto, como o próprio governador afirmou, a equipe de Soares será mantida. Melhor para ele, que foi acusado por aliados do próprio governo de usar a secretaria para viabilizar sua candidatura.

Mais capelães
O governador Flávio Dino não tem a menor cerimônia para criar mais cargos de capelães no sistema de Segurança do estado.
Hoje, os deputados votarão o projeto de lei que trata da reorganização da Polícia Civil e nesta proposta está incluída a criação de mais 10 vagas de capelão.
O comunista já havia criado outras 36 nos últimos anos. E tudo isso em troca de apoio político. A pastores até filiados a partidos políticos.
CPI
O deputado Wellington do Curso (PP) pretende propor uma CPI para investigar os repasses financeiros do Governo do Estado para a Federação Maranhense de Futebol (FMF).
Segundo o parlamentar, o dinheiro – cerca de R$ 1,5 milhão – não foi todo para os clubes. Pelo contrário, metade foi para a transmissão de jogos.
Além de tentar criar a comissão na Assembleia Legislativa, Wellington pretende entrar com representação no Ministério Público.

DE OLHO

R$ 6,24 bilhões foi o total gasto pelo governo do Estado com pagamento da folha de pessoal em 2017.

E MAIS

• Wellington do Curso também quer saber do Governo do Estado qual foi a arrecadação com os leilões dos carros apreendidos no Maranhão.

• Apesar de o coronel Monteiro afirmar que será candidato a governador pelo PSL, a direção estadual garante que não há conversas internas sobre essa pré-candidatura.

• A eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de São Luís pode não mais acontecer em abril. Devido a negociações que não avançam, os vereadores deverão deixar para maio a eleição interna.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.