PREVENÇÃO

Campanha Março Lilás é realizada na Vila Brasil

Ação visa conscientizar e combater o câncer de colo de útero, levando informação e estimulando a população feminina sobre os cuidados na prevenção, além de alertar para os principais sinais e sintomas na busca por ajuda médica

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

Promovida pela Fundação Antônio Dino, que mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello (HCAB), foi realizada no domingo, 18, uma edição da campanha Março Lilás, no bairro Vila Brasil, em São Luís. A ação visa conscientizar e combater o câncer de colo de útero, levando informação e estimulando a população feminina sobre os cuidados na prevenção, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.

O câncer de colo de útero é uma lesão invasiva intrauterina ocasionada principalmente pelo HPV, o papiloma vírus humano. Este pode se manifestar através de verrugas na mucosa da vagina, do pênis, do ânus, da laringe e do esôfago, ser assintomático ou causar lesões detectadas por exames complementares. É uma doença demorada, podendo levar de 10 a 20 anos para o seu desenvolvimento.

A novidade da campanha foi a aquisição do Consultório Amigo da Vida, o qual foi doado pelo Japão, para que o atendimento seja feito diretamente nas comunidades, como ocorreu ontem.
Para a organizadora da ação, Marcela Correia, o principal ponto a se destacar como de importância é o fato de que a prevenção vai até as mulheres, que vez e outra deixam de ir a um consultório fazer seus exames de prevenção, como deveriam a cada período do ano.

"O principal objetivo é levar a essas pessoas a oportunidade de ter acesso a um tratamento rápido e se prevenir de futuros, já que muitas não têm nem a chance de tentar ficar curada caso não conheça o problema com antecedência. Com o exame vindo ao bairro, fica muito mais simples", disse.

Opinião comungada pela aposentada Domingas Sousa, de 52 anos, que conseguiu vencer a luta contra o câncer de útero por ter descoberto em uma dessas campanhas. "Eu estava passando pela Praça Deodoro um tempo, quando tinha uma campanha similar. Ali descobri que tinha um início de câncer e, por ter agido rápido, consegui me curar. Atividades assim salvam vidas", pontuou.

Outra a concordar com a importância das atividades nos bairros foi a dona de casa Joana Silva, de 48 anos. "Essa é uma doença que está matando muita gente e por isso a prevenção é fundamental em nossas vidas. Ter acesso a esses exames em nosso bairro é muito bom", disse ela.

Marli Cardoso, de 57 anos, também esteve na ação para fazer o exame preventivo e elogiou o projeto. "Nós estamos na idade de ter urgência e atenção com nossa saúde. Temos que nos cuidar, apesar de termos um sistema de saúde falido que muito nos prejudica. Essa é uma ação muito importante", concluiu.

Diferentemente de outras campanhas de prevenção, o Março Lilás 2018 não vai apenas realizar o exame nas pacientes. A ideia este ano é realizar todo o processo de rastreamento da doença, dando o acompanhamento necessário para as mulheres.

SAIBA MAIS

Alguns riscos favorecem o aparecimento dessa doença:

• Sexo desprotegido com múltiplos parceiros;
• Histórico de DSTs (HPV);
• Tabagismo;
• Idade precoce da primeira relação sexual;
• Multiparidade (Várias gravidezes).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.