Descaso popular

Lixo em avenida dificulta a passagem de veículos no Radional

Sujeira e buracos tomam conta da via, causando mau cheiro e insatisfação

Natália Reis / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

SÃO LUÍS - O final da Avenida M, na Radional está completamente tomada por mau cheiro e urubus, o lixo já toma conta de quase metade da via, fazendo com que carros e pedestres utilizem somente a metade da Avenida.

Segundo moradores o lixo passou a ser depositado na rua após a retirada do contêiner que existia ali. Há quase três meses uma grande quantidade de lixo se acumula, são pedaços de arvores cortadas, lixo doméstico, entulhos de obras e animais motos atraindo uma grande quantidade de urubus e ratos, o que deixa os moradores que residem próximo ao local preocupados com a sujeira.

A dona de casa Ana Silvia Vieira, que mora próximo ao local, contou que já pensou em vender sua casa por causa da sujeira e do mau cheiro, ela destaca que o lixo é depositado pelos moradores do próprio bairro e de bairros vizinhos. “É muito ruim abrir a janela da minha casa e ter de ver esse lixo e sentir o odor que vem dele. Os urubus, por vezes, já tentaram entrar na minha casa, e eu fico com muito medo de ter alguma doença por causa disso”, disse ela preocupada.

Quem também reclama da sujeira é o autônomo Gilson Falcão, ele contou que caçambas e carroças de lixo são jogadas com frequência no local e quando chove o problema é ainda maior, o lixo fica espalhado por toda via, a água das chuvas fica empossada na via a água aumentando o tamanho dos buracos que já existem na Avenida, outro problema que os usuários enfrentam ao passar pela via.

Buracos
Peças quebradas e pneus furados, são esses alguns problemas enfrentados por quem trafega pelos dois lados da Avenida M, os buracos, que antes eram pequenos, após as primeiras chuvas aumentaram de tamanho e em alguns pontos os carros ficam impossibilitados de trafegar.

Os motoristas que utilizam a via reclamam que frequentemente as peças dos carros e das motos quebram. “É muito complicado passar por uma via que só tem buraco, essa semana mesmo tive que mandar arrumar meu carro porque uma peça dele quebrou. Pagamos IPVA todo os anos e não vemos nenhuma melhora”, relatou o técnico mecânico Raimundo Marreiros.

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana informa que faz a remoção dos resíduos descartados irregularmente na Rua M, do bairro Radional, ao menos duas vezes por semana ou conforme a demanda existente; e reitera que continuará com as operações de limpeza na região. O Comitê ressalta que a situação é decorrente do descarte irregular feito na localidade e pede o apoio dos moradores do bairro para que façam o descarte dos resíduos de forma correta, acondicionando-os em sacos plásticos, na frente do seu respectivo domicílio, nos dias e turnos em que passa o caminhão de coleta, evitando o descarte nos demais dias da semana, o que causa o acúmulo de lixo nas vias públicas, atraindo animais e provocando mau cheiro. No Radional, a coleta domiciliar ocorre sempre às terças, quintas e sábados, no período diurno.

O órgão informa também que materiais recicláveis e resíduos não coletados através do serviço de coleta convencional, como resíduos de construção civil e restos de poda e capina domésticos, recicláveis como papel/papelão, vidro, plástico e metal, móveis e eletrodomésticos velhos devem ser descartados em um dos nove Ecopontos já em funcionamento na capital. Os Ecopontos funcionam das 7h às 19h, de segunda-feira a sábado, e a população pode fazer o descarte por meio de carroceiros, carros de mão e pick-ups. Os Ecopontos ficam localizados na Avenida dos Africanos, Bequimão, Angelim, Habitacional Turu, Jardim Renascença, Residencial Esperança, Jardim América, Cidade Operária e São Francisco.

Por fim, o Comitê ressalta que irá reforçar o monitoramento na Radional, buscando identificar a origem de descargas irregulares. Denúncias ou reclamações podem ser realizadas através da Central de Atendimento: 0800 098 1636.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que diversos bairros da capital já receberam investimentos para a melhoria da infraestrutura de ruas, e ressalta que executa reparos na pavimentação de diversas vias, priorizando os principais corredores viários. A Semosp esclarece que os serviços são executados levando em conta a ocorrência de chuvas, e comunica ainda que já realizou o levantamento da situação existente na Rua M, do Radional, e a via já está na programação para receber melhorias em sua camada asfáltica.

SAIBA MAIS

Volume de lixo recolhido em São Luis
- 90 mil toneladas
de lixo jogado irregularmente em vias públicas foram recolhidos pela Prefeitura de São Luís em 2018

- 282 mil toneladas de lixo residencial foram recolhidos pelos caminhões da coleta domiciliar em 2018

- 10.300 mil toneladas de lixo reciclável e entulho já foram recolhidos por meio dos Ecopontos em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.