Neste domingo, 18

Doc, curta e longa no Lume International Film Festival

“Limpam com fogo”, “Diamante, o bailarina”, “Os príncipes” e “O que resta de ti” estão em cartaz neste domingo, 18

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Filme "Limpam com Fogo", de Conrado Ferrato, Rafael Crespo e César Vieira
Filme "Limpam com Fogo", de Conrado Ferrato, Rafael Crespo e César Vieira (Limpam com fogo)

SÃO LUÍS - O Lume International Film Festival, que iniciou dia 15 e prossegue até quarta-feira, 21, no Cine Lume (Renascença II), traz neste domingo, 18, duas sessões. A primeira, às 17h30, exibirá “Limpam com fogo” e “Diamante, o bailarina”. Às 19h30 entram em cartaz “Os príncipes” e “O que resta de ti”. A edição 2018 do festival tem mostra competitiva de curtas e longas-metragens, com produções brasileiras e internacionais. Ao todo, serão exibidos mais de 20 filmes ao longo do evento. Os ingressos custam R$ 80,00, com direito a brindes como DVD e livros.

O brasileiro “Limpam com Fogo”, dos diretores Conrado Ferrato, Rafael Crespo e César Vieira é um documentário sobre os incêndios em favelas na cidade de São Paulo e sua relação com a especulação imobiliária. São apresentados depoimentos de moradores atingidos, lideranças comunitárias e de especialistas e autoridades envolvidos no assunto. O filme participou de importantes festivais como o do Rio.

O curta “Diamante, o Bailarina”, do brasileiro Pedro Jorge conta a história de Diamante, um boxeador gay que se destaca por seu domínio corporal e sua rapidez com o jogo de pernas. À noite, ele se apresenta como drag queen em uma boate. Preconceituoso, seu técnico Cezão o tira de um importante campeonato de boxe. Mas Diamante quer ser campeão. O filme participou de importantes festivais como Bogotá, Tiradentes e Cine PE e ganhou muitos prêmios.

A produção brasileira “Os Príncipes” faz sua estreia mundial no festival. De Luiz Rosemberg Filho, o longa- metragem tem como pano de fundo o universo sombrio da prostituição e cafetinagem. Apesar de atual, o roteiro foi escrito à máquina, ainda nos anos 1980. Em entrevista à Revista Moviola, o cineasta Luiz Rosemberg Filho afirma que "nos Príncipes, o reino é o da banalidade dos encontros sem beleza alguma. Reconheço uma certa falta de escrúpulos por parte de quase todos. Mas não é assim a ordem política que se vive hoje no país? País solar onde o deboche político necessita do horror como plataforma cintilante de negação da poesia e da beleza".

Domingo também será o dia de “O que resta de Ti”, um curta francês de Kevin Dresse. Michel e Sophie são dois amantes. Eles não se atrevem a pensar sobre o futuro ainda. E então o destino os surpreende. Como terminar, o que acabara de começar?

Segundo Frederico Machado, coordenador do festival, nas edições anteriores participaram do festival produções de países como França, Bélgica, Espanha, Coreia do Sul, Romênia, Canadá, Estônia e Turquia, entre outros.​ “O festival evolui a cada edição. No ano passado, ocorreu em 15 cidades do Brasil de forma itinerante”, disse. ​ Nesta quinta edição,​ o evento acontecerá somente ​no Cine Lume e em Niterói, em formato mais intimista, onde o público se envolverá mais com os filmes​ e o próprio festival.

Programação

Domingo, 18


14h - Lou
16h - Torquato Neto
17h30 - Limpam Com Fogo + Diamante, O Bailarino
19h30 - Os Princípes + O Que Resta De Ti
21h30 - O Silêncio Da Noite

Segunda, 19


19h - Bandeira De Retalhos + Ainhoa + Amniogenese
21h - O Silencio Da Noite

Terça, 20


19h - Cine Transgressor
20h30 - O Silêncio Da Noite

Quarta, 21


19h - Boi De Lágrimas
20h30 - O Silêncio Da Noite

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.