Sujeira para todo lado

Descarte irregular de lixo causa incômodos na Madre de Deus, em SL

Diversos trechos do bairro têm entulhos acumulados; O carro do lixo faz a coleta, mas a população descarta irregularmente, de acordo com comerciantes

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Sujeira se acumula em vias por causa do descarte irregular de detritos.
Sujeira se acumula em vias por causa do descarte irregular de detritos. (Madre Deus lixo)

SÃO LUÍS - Lixo vem se acumulando em diversos trechos do bairro Madre de Deus, em São Luís . Há entulhos numa parte da Rua São Pantaleão, em pontos da Avenida Ruy Barbosa e também na ladeira do Largo de São Pedro. De acordo comerciantes, o carro da limpeza urbana passa todos os dias na área para fazer a coleta, mas a população continua fazendo o descarte irregular, o que faz os espaços se manterem sempre sujos

Um sofá azul contrastava com o cenário da ladeira do Largo de São Pedro. Além dessa irregularidade, veículos estavam estacionados nessa região, onde é proibido, inclusive tem até uma placa de trânsito.

“Pessoas de outros lugares vêm aqui e jogam lixo. O carro da Prefeitura passa todo dia, recolhe, mas não adianta”, disse Rafael Furtado, de 29 anos.

A proprietária de um bar Rosete de Jesus Ferreira Santos, de 43 anos, contou a O Estado de onde vem tanto entulho. “Carroceiros vêm das adjacências e descartam os dejetos. Quando falamos, dizem que não somos donos das ruas. Ficamos prejudicados, porque as vezes exala um mau odor, além dos insetos que dominam”, relatou Santos.

O povo não tem consciência e joga lixo mesmo nas Ruas. O carro pra recolher passa todo dia, mas a própria população põe lixo nas Ruas a qualquer momento”, acrescentou o comerciantes Sebastião Sousa, de 76 anos.

Sobre a situação, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana informou que faz a remoção dos resíduos descartados irregularmente na área da Madre Deus, conforme a demanda existente; e reitera que continuará com as operações de limpeza na região. O Comitê ressalta que a situação é decorrente do descarte irregular feito na localidade e pede o apoio dos moradores do bairro para que façam o descarte dos resíduos de forma correta, acondicionando-os em sacos plásticos, na frente do seu respectivo domicílio, nos dias e turnos em que passa o caminhão de coleta, evitando o descarte nos demais dias da semana, o que causa o acúmulo de lixo nas vias públicas, atraindo animais e provocando mau cheiro. Na Madre Deus, a coleta domiciliar ocorre sempre às terças, quintas e sábados, no período diurno.

O órgão informou, também, que materiais recicláveis e resíduos não coletados através do serviço de coleta convencional, como resíduos de construção civil e restos de poda e capina domésticos, recicláveis como papel/papelão, vidro, plástico e metal, móveis e eletrodomésticos velhos devem ser descartados em um dos nove Ecopontos já em funcionamento na capital. Os Ecopontos funcionam das 7h às 19h, de segunda-feira a sábado, e a população pode fazer o descarte por meio de carroceiros, carros de mão e pick-ups. Os Ecopontos ficam localizados na Avenida dos Africanos, Bequimão, Angelim, Habitacional Turu, Jardim Renascença, Residencial Esperança, Jardim América, Cidade Operária e São Francisco.

SAIBA MAIS

DENÚNCIAS
A população de São Luís pode denunciar casos de descarte irregular de lixo e terrenos baldios usados como "lixões" nos seguintes telefones:
0800 280 0234 - Blitz Urbana
0800 098 1636 - Comitê Gestor de Limpeza Urbana

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.