Saúde

Variações na tireoide são perigosas para o coração

Distúrbios desse hormônio agem na saúde cardíaca; tanto o hiper quanto o hipotireoidismo podem gerar doenças cardiovasculares

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Cada paciente deve ter a sua avaliação individual, pois os sintomas de hiper e hipotireoidismo são diferentes
Cada paciente deve ter a sua avaliação individual, pois os sintomas de hiper e hipotireoidismo são diferentes (Toreoide)

São Paulo - Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que o excesso ou a falta do hormônio TSH, produzido pelo cérebro e responsável por regular a atividade do hormônio da tireoide, pode bagunçar a saúde cardiovascular. Isso porque tanto o hiper quanto o hipotireoidismo podem desencadear diabetes e doenças cardiovasculares.

De acordo com o cirurgião cardíaco de São Paulo, o médico Marcelo Sobral, o aumento do TSH apresenta uma piora nos índices de colesterol e diabete tipo 2. “O paciente com hipertireoidismo pode sentir palpitações, já que o coração aumenta a frequência de seus batimentos. Isso acontece porque a doença tem uma ação que faz com que os tecidos do corpo necessitem de nutrientes mais rapidamente e, com isso, há uma dilatação dos vasos sanguíneos e o coração, então, precisa mandar um volume maior de sangue para suprir essa demanda”, explica.

Segundo a especialista em tireoide pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Clínica Soulleve, a médica Elaine Stabenow, cada paciente deve ter a sua avaliação individual, pois os sintomas de hiper e hipotireoidismo são um pouco diferentes, além da necessidade de avaliar o contexto de cada um. “Caso os pacientes sintam desconfortos como alteração de humor, cansaço, pele seca, nervosismo, inquietação, queda de cabelo, inchaço ou variações no peso é necessário buscar auxílio médico para a realização dos exames e controle da tireoide”, ressalta a médica.

Além disso, o problema na tireoide provoca uma frequência cardíaca irregular e má circulação sanguínea. “Esse problema circulatório pode levar até a insuficiência cardíaca, que é uma condição na qual o coração não consegue bombear sangue o suficiente para o corpo inteiro. Caso o tratamento seja rápido e adequado, esses problemas po­dem ser revertidos a tempo. Do contrário, o paciente pode ir a óbito”, ressalta Marcelo Sobral.

O paciente com hipertireoidismo pode sentir palpitações, já que o coração aumenta a frequência de seus batimentos”Marcelo Sobral, cirurgião cardíaco de São Paulo

Ter uma dieta balanceada, praticar exercícios para fortalecimento dos músculos, realizar atividades de relaxamento para diminuir o estresse ajudam no controle da doença. Porém, como as atividades físicas estão relacionadas ao metabolismo, é de extrema importância consultar o médico antes de iniciar uma nova rotina de exercícios, a fim de evitar aqueles que possam trazer algum perigo para pacientes com hipertireoidismo, por exemplo.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.