Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
O CÔNSUL GERAL dos EUA em Recife, John Barret, com o presidente do Sistema Fiema, Edilson Baldez das Neves e sua comitiva: José de Jesus Ataíde (presidente do Inagro), Alexandre Ataíde (2º tesoureiro da Fiema), Pedro Robson Holanda da Costa (1º secretário), na visita ao consulado
O CÔNSUL GERAL dos EUA em Recife, John Barret, com o presidente do Sistema Fiema, Edilson Baldez das Neves e sua comitiva: José de Jesus Ataíde (presidente do Inagro), Alexandre Ataíde (2º tesoureiro da Fiema), Pedro Robson Holanda da Costa (1º secretário), na visita ao consulado
Catherine Griffith e o presidente do Inagro, José de Jesus Ataíde
Catherine Griffith e o presidente do Inagro, José de Jesus Ataíde
John Barret recebendo um brinde de Edilson Baldez e Alexandre Ataíde
John Barret recebendo um brinde de Edilson Baldez e Alexandre Ataíde

Relações internacionais
Para o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, esta foi uma semana voltada para as relações internacionais. Em São Luís, almoçou com a cônsul de Negócios do México, Paola Urena. Em Recife, visitou o cônsul geral dos Estados Unidos, John Barret, e a cônsul para Assuntos Políticos e Econômicos, Catherine Griffith.
Ele formalizou o convite para o Consulado americano participar, na edição Estados Unidos, do projeto da Fiema “Maranhão for Bussiness”.
O projeto “Maranhão for Bussiness” pretende estreitar os laços de comércio bilateral, educação, cultura e ação social, além do agronegócio por meio do Inagro, entre o Maranhão e os Estados Unidos.
Na visita ao consulado dos EUA no Recife, Baldez estava acompanhado de Alexandre Ataíde (2º tesoureiro da Fiema), Pedro Robson Holanda da Costa (1º secretário) e José de Jesus Ataíde (presidente do Inagro).

Porto São Luís
Com presença de uma comitiva com 65 empresários e altos executivos chineses, será lançada hoje a Pedra Fundamental que marcará o início das obras do PortoSão Luís.
Desenvolvido ao longo dos últimos cinco anos, o novo terminal de uso privado nesta Capital, finalmente deixa de ser um projeto para se tornar realidade.
A primeira fase da obra está orçada em R$ 800 milhões e deve ser concluída dentro de quatro anos – com a geração estimada de quatro mil empregos diretos.

Porto São Luís 2
A capacidade de movimentação do novo terminal é de cerca de dez milhões de toneladas por ano – sendo sete milhões de soja e milho, 1,5 milhão de fertilizantes, 1,5 milhão de carga geral e 1, 8 mil metros cúbicos de derivados de petróleo.
Batizado como Porto São Luís, a obra compreende uma área de 200 hectares onde serão construídos seis berços, sendo quatro na primeira fase de construção e dois na segunda, mais ponte de acesso, acesso rodoferroviário e pera ferroviária.

Porto São Luís 3
Entre os membros da comitiva de altos executivos chineses que hoje desembarca em São Luís especialmente para a solenidade, figura o executivo Sun Ziyu.
Ele é membro do conselho e vice-presidente executivo da China Communications Construction Company (CCCC), maior empresa de infraestrutura da China e uma das cinco maiores do mundo, com 51% de participação no Porto São Luís.
Entre as obras com a assinatura da empresa está a maior ponte do mundo, que liga Macau e Zhuai, com 55 quilômetros de extensão.

Porto São Luís 4
A CCCC comprou, em setembro do ano passado, 51% de participação no Porto São Luís, do qual são também investidores, a WPR e
a Lyon Capital.
A WPR é uma empresa de infraestrutura do empresário Walter Torre Júnior.
E a Lyon Capital é uma empresa de private equity independente que prospecta oportunidades de negócios, especialmente na área de infraestrutura em toda
a América Latina, e tem como principais acionistas, Paulo Remy Gillet Neto, Nilton Bertuchi e Roberto Ferrari.

Planos de saúde
Os planos de saúde começam a desbancar as empresas de telefonia, segundo está revelando o último levantamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. As reclamações contra planos de saúde lideram, com 23%.

Camarote no Palazzo
Hoje, todos os caminhos levam ao Palazzo Eventos, entre o Olho d´Água e o Araçagi, por conta de uma dupla celebração que está sendo orquestrada por Silvia Parente.
Ela batizou a festa de Camarote, com direito a camisetas personalizadas e de uso obrigatório pelos convidados, para comemorar os 57 anos do marido Sergio Parente e os 30 anos da filha Renata Parente.
Para tocar o tambor da alegria e compor o cenário da festa, Silvia convocou o cenógrafo de teatro Ruber para fazer a decoração; Marcio Barbosa e sua equipe do Class Eventos, para fazer o serviço de buffet; e as bandas de Igor Oliveira e de Herton Sá, mais o DJ The Paul, para animar a noitada que está prometendo muita agitação.
Tudo a partir das 22 horas.

Um homem do mundo
Maranhense elegante que há vários anos divide o seu tempo de empresário aposentado e bem sucedido passando temporadas em Lisboa, onde tem residência fixa, Miami, Nova York, Rio de Janeiro e São Luís, Antonio Cordeiro Filho passeia a sua simpatia pela cidade neste fim de verão tropical.
Sempre acompanhado de sua amada Ana Cristina Maranhão, tem visitado os lugares da moda, recebido homenagens dos amigos e conversado muito para se atualizar do que se passa no Maranhão.
Quarta-feira foi visto com amigos no It Gourmet e saiu de lá fazendo os maiores elogios aos quitutes criados por Soraia Fialho.
– São do melhor padrão internacional! – disse.

Duas posses no IHGM
A vida cultural da cidade vai ter um momento especial na noite de hoje, no auditório da AMEI (Associação Maranhense de Escritores Independentes). É a posse de dois novos membros do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM): os professores doutores Iran de Jesus Rodrigues dos Passos e José Bello Salgado Neto. O primeiro vai ocupar a cadeira numero 50, patroneada pelo Padre Antonio Pereira; o segundo, vai para a cadeira 44, cujo patrono é Temístocles Maciel Aranha.

TRIVIAL VARIADO

A equipe de robótica Iron League formada por cinco alunos e um professor/técnico da Escola Sesi Anna Adelaide Bello, de São Luís, estão desde ontem em Curitiba, onde participam do Torneio Nacional de Robótica FLL (First Lego League).

Condição sonhada: a campanha eleitoral se justificará caso candidatos do artificialismo, da improvisação, do despreparo e da corrupção se mantiverem à distância.

Retrato do momento: segue acirrada a competição no ramo comercial de São Luís entre o número de placas “aluga-se”, “passa-se o ponto” e “vende-se”. Ou seja: a crise ainda não passou.

A revolução digital afetou seriamente os Correios. A isso somou-se a influência partidária na escolha de diretores de capacidade não comprovada. Em 2015 e 2016, o prejuízo da estatal foi a 4 bilhões e 100 milhões de reais.
O balanço de 2017 ainda não fechou.

DE RELANCE

Sem essa de idoso
Circula na internet que, anteriormente, uma Instituição Inglesa (Friendly Society Act) definiu, em 1875, que “Idosos” eram indivíduos a partir de 50 anos... Agora, diante da evolução da qualidade dos alimentos, das atividades físicas, hoje praticadas pela maioria das pessoas, e do avanço do número dos que escolheram alimentação natural e vegana (nenhum produto de origem animal), o que deu mais qualidade, e aumentou a expectativa de vida das pessoas, a Organização Mundial de Saúde (OMS), fez uma nova avaliação do conceito de “ser Jovem, ter Meia Idade, e, ser Velho”...

Sem essa de idoso
A OMS considera Menor de idade quem tem de 0 a 17 anos; Jovens, de 18 a 65 anos; Meia Idade, de 66 a 79 anos; e Idosos, de 80 a 99 anos.

Tem desvio na linha
A Polícia Federal e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica vão entrar em campo para apurar o que acontece com os preços na comercialização dos combustíveis. As vantagens concedidas na nova política de preços não chegam aos usuários. O caldo vai entornar e alguns irão para a cadeia. Que é
o lugar para gente desonesta.

Barracão de zinco
Dica para os maranhenses endinheirados e que não sabem como investir suas economias: fica no edifício Cap Ferrat, em Ipanema, aquele que para o mercado imobiliário é hoje o apartamento mais caro à venda no Rio de Janeiro. Com 600 metros, vista privilegiada para o mar, custa a “bagatela” de R$ 45 milhões.
Tem porteiro 24h e vaga na garagem.

Perdas irreversíveis
Completa hoje 28 anos do maior calote da história da economia brasileira. No dia 16 de março de 1990, o presidente Fernando Collor, empossado no dia anterior, reteve 80 por cento das aplicações em overnight e limitou em 50 mil o saque bancário da poupança. A medida fazia parte de um pacote que surpreendeu pela extrema violência. Foi o mais brutal e imprevisto ajuste de liquidez.

Perdas irreversíveis 2
A medida de Collor exigiu sacrifícios, provocou perdas irreversíveis e deu nada em troca. Quase todas as minhas economias, como aconteceu com muita gente de minha geração, fugiram pelo ralo de um ato tresloucado. Pouco tempo depois, o plano demonstrou de sobra que foi uma aventura irresponsável e fracassada orquestrada pela então ministra Zélia Cardoso de Mello. O mesmo Collor quer concorrer de novo à Presidência da República, pensando que a memória dos eleitores é curta.

Aumento de bumbum
Depois da polêmica do aumento no tamanho das calcinhas e bumbuns das mulheres, a Lupo foi procurada para verificar se houve mudanças na modelagem das cuecas. “A marca entende que se houve mudanças no corpo masculino nos últimos tempos, não impactou na necessidade de alteração na modelagem”, respondeu a assessoria da empresa. “Não houve também qualquer crítica ou sugestão nesse sentido por parte dos consumidores” – pontuou.

Não há o que não haja
A Nectome, uma startup da Califórnia, anunciou que está desenvolvendo estudos para realizar o backup do cérebro humano. Detalhe: as memórias vão para a nuvem e o cliente para o Céu – o processo leva à morte. Esquisitices à parte, a técnica abre a possibilidade reversa, teoricamente viável, de implantação de memórias em um cérebro vivo.

Para escrever na pedra:
“Um caráter se constrói aos poucos, mas pode ser destruído com incrível facilidade”. De Faith Baldwin.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.