Porto São Luís

Porto São Luís terá R$ 800 mi

Terminal multimodal de Uso Privado será construído numa área de 2 milhões de m²

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

O Porto São Luís, novo terminal de uso privado, projeto orçado na primeira etapa em R$ 800 milhões e capitaneado pelas empresas China Communications Construction Company (CCCC), WPR e Lyon Capital, terá a pedra fundamental lançada às 11h de hoje, no Hotel Pestana. O vice-presidente executivo da CCCC, Sun Ziyu, estará presente.

A primeira fase das obras do Porto São Luís, deve ser concluída dentro de quatro anos – com a geração estimada de 4 mil empregos diretos. O projeto vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos cinco anos.

Durante a cerimônia, O vice-presidente executivo da CCCC, Sun Ziyu, comanda uma comitiva de 65 altos executivos chineses. A CCCC é a maior empresa de infraestrutura da China e uma das cinco maiores do mundo. Em setembro de 2017, a companhia comprou 51% de participação no Porto São Luís.

A capacidade de movimentação do novo terminal é de cerca de 10 milhões de toneladas por ano - sendo 7 milhões de soja e milho, 1,5 milhão de fertilizantes, 1,5 milhão de carga geral e 1,8 mil metros cúbicos de derivados de petróleo.

Batizado como Porto São Luís, o projeto é um Terminal multimodal de Uso Privado (TUP), com área de 2 milhões de metros quadrados, sendo 550 mil de área de proteção ambiental, onde serão construídos seis berços, sendo quatro na primeira fase de construção e dois na segunda, mais ponte de acesso, acesso rodoferroviário e pera ferroviária. O terminal atenderá as áreas central, norte e nordeste do país, interligado pelas Ferrovias Norte Sul e Carajás.

Mais

Sobre os investidores

CCCC - A China Communications Construction Company (CCCC) é a maior empresa de insfraestrutura da China e a quinta maior do mundo. Entre as obras com a assinatura da empresa estão a maior ponte do mundo, que liga Macau e Zhuai, com 55 quilômetros de extensão. A CCCC está listada na Bolsa de Hong Kong

WPR - Empresa de infraestrutura do empresário Walter Torre Júnior. Fundada em São Paulo, em 1981, atua em diferentes áreas, como construção civil, desenvolvimento imobiliário, centros logísticos, entretenimento, shopping centers e infraestrutura. Os projetos que assina já somam quase 10 milhões de metros quadrados de área construída. Entre as obras de destaque estão estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul, o Allianz Parque, em São Paulo, conhecido como Arena Palmeiras, construído para receber espetáculos, concertos, eventos corporativos e, principalmente, partidas de futebol do Palmeiras.

Lyon Capital - Empresa de private equity independente que prospecta oportunidades de negócios, especialmente na área de infraestrutura em toda a América Latina, tendo Paulo Remy Gillet Neto, Nilton Bertuchi e Roberto Ferrari, como principais acionistas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.