Denúncia

João Marcelo denuncia Flávio Dino pelo atraso na conclusão do Italuís

Deputado destacou na Câmara que em três anos de governo Dino não conseguiu dar continuidade à obra

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

O deputado federal João Marcelo (MDB) usou mais uma vez a tribuna da Câmara dos Deputados para denunciar o descaso do Governador Flávio Dino com o abastecimento de água potável à população ludovicense.

Em mais de três anos de administração, o governador não consegue finalizar as obras de recuperação e relocação da adutora do Sistema Produtor Italuís, mesmo tendo recebido da ex-governadora Roseana Sarney praticamente pronta. As obras de substituição dos 19 quilômetros de adutora, localizada no Campo de Perizes, foram iniciadas em 2012, pela então gestora e foi entregue ao atual governo já com noventa por cento de conclusão.

Com a entrada da nova adutora em funcionamento, esperava-se um aumento de vazão da ordem de 300 litros por segundo, que resolveria a crise hídrica que atinge cerca de 600 mil pessoas, mais da metade da população de São Luís, em 159 bairros da capital maranhense.

“Eu gostaria de entender o que está acontecendo com esse governo. A adutora já teve sua entrega cancelada por oito vezes. Me pergunto se é por capricho, pirraça ou incompetência que Flávio Dino não inaugura essa obra de tamanha importância para os ludovicenses. Dessa forma o governador persegue e pune a população, por não querer inaugurar uma obra do governo passado. E a situação é tão grave que houve mais um rompimento na última segunda-feira, 12, e que ainda não foi resolvido” destacou o parlamentar.

Atualmente, a vazão da adutora, que ainda está em funcionamento precário, é de apenas 1,8 metros cúbicos por segundo. Com o incremento de 300 litros, a nova adutora passaria a fornecer 2,1 metros cúbicos de água por segundo à população atingida. Essa, e outras intervenções que seriam realizadas, resolveria o problema da população, que aguarda ansiosamente pelo fornecimento regular de água, por mais de cinco anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.