Livro

Crônicas sobre o feminino

Obra “50 Tons de Decisão”, da maranhense Goreth Nogueira, será lançada hoje, às 19h, no Espaço Cultural e Livraria Amei

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Goreth Nogueira lançará nova obra
Goreth Nogueira lançará nova obra

SÃO LUÍS - Em seu livro de estreia, a pedagoga e escritora maranhense Goreth Nogueira escolheu abordar assuntos que gravitam em torno do universo feminino para dar vida à obra “50 Tons de Decisão”, que a autora lança hoje, às 19h, no Espaço Cultural e Livraria Amei (São Luís Shopping – Jaracati). A publicação sai pelo selo da Clara Editora e em julho será lançada na cidade de Grajaú (MA), terra natal da autora.
“50 Tons de Decisão” reúne 50 crônicas de mais de 90 escritas entre 2013 e 2018. O texto, em estilo despojado, vem recheado de provocações e assuntos da atualidade que, segundo a escritora, tem como propósito falar às mulheres. “É um livro que fala principalmente de amor, de escolhas, de coragem e voltados para mulheres maduras que, em algum momento, podem se inspirar nestas crônicas para, quem sabe, ter um incentivo na hora de mudar algumas coisas nas suas vidas”, relata a autora.
Goreth Nogueira conta que começou a escrever quase que como um processo terapêutico, como forma de dar vazão a sentimentos e registrar mudanças importantes que ocorreram em sua vida ao longo do tempo, porém, sem o compromisso da autobiografia. “O bom é que a crônica te possibilita isso, que coloque no papel suas vivências, claro, mas também outras coisas que apenas te inspiram”, observa a escritora que pretende dar continuidade à carreira de escritora.
“Eu me encontro em um período sabático, no qual abri mão de coisas consolidadas na vida para me permitir viver outras experiências e isto tem sido muito enriquecedor para mim em todos os aspectos”, pontua ela, ressaltando que o livro vem em um momento importante de sua vida, quando está prestes a celebrar a chegada dos 50 anos.

Sobre a obra
A obra “50 Tons de Decisão” tem textos de apresentação do poeta Alex Brasil e dos escritores Félix Alberto Lima e Alan Kardec Barros. “O livro traz textos escritos por uma mulher e para mulheres. Estão, convidei os amigos para que expressassem suas opiniões e o resultado foi ótimo”, conta.
“A crônica de Gogó [Goreth Nogueira] é também a possibilidade de nos colocar à frente de um espelho mágico que nos despe o pensamento”, sintetiza Allan Kardec Barros. “Goreth Nogueira escreve como quem conta histórias numa roda de amigas, cada uma delas agarrada numa taça de tinto no bistrô, aqui e ali esparramando-se entre gargalhadas e lágrimas. Os textos são uma colheita de impressões sobre a vida”, opina Felix Alberto Lima. Já Alex Brasil diz que “quem lê as crônicas, ou contos, ou prosa poética de Goreth, dependendo do ponto de vista ou sensibilidade do leitor, lembra imediatamente de Cecília Meireles”.
Quem assina o texto da sinopse do livro é a jornalista Thelma Maranhão, que revela que a história para ser boa precisa emocionar: “Esta, em especial, reúne todos os ingredientes necessários para uma viagem repleta de sagacidade capaz de provocar no leitor, um efeito, no mínimo, ebuliente. Ao embarcar nesta jornada fui arrebatada por vários sentimentos – euforia, nostalgia – que me deixaram um bocado reflexiva. Senti muita franqueza, traduzida de forma leve, envolvente, num tom confessional”.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “50 Tons de Decisão”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Espaço Cultural e Livraria Amei – São Luís Shopping, Jaracati

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.