Cinema

Produções nacionais e internacionais em festival

Lume International Film Festival acontece de amanhã até o dia 21, no Cine Lume, no Renascença II, com mostra competitiva de curtas e longas-metragens

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
O filme Boi de Lágrimas será apresentado na programação em uma exibição-teste
O filme Boi de Lágrimas será apresentado na programação em uma exibição-teste

SÃO LUÍS- A edição 2018 do Lume International Film Festival acontece de amanhã até o dia 21, no Cine Lume (Renascença II), com mostra competitiva de curtas e longas-metragens, exibindo produções brasileiras e internacionais. Ao todo, serão exibidos mais de 20 filmes ao longo de uma semana de festival.

Os destaques deste ano são os longas-metragens “Arábia”, de autoria de Affonso Uchoa, que ganhou a “Mostra Tiradentes”, “Bandeira de Retalhos”, com a volta de Sérgio Ricardo à direção de cinema, depois de quase 30 anos, e “Boi de Lágrimas”, novo longa-metragem de Frederico Machado e que terá exibição-teste, pois o corte final e mixagem de som ainda não foram finalizados. Além desses filmes, tem ainda “Limpam com Fogo”, produção de cunho político.

“Arabia”, por exemplo, conta a história que se passa em uma antiga fábrica de alumínio em Ouro Preto, Minas Gerais, onde um jovem acaba encontrando o diário de um trabalhador que sofreu um acidente. O filme apresenta um panorama das condições de vida desses trabalhadores marginalizados. “Bandeira de Retalhos”, primeiro de Sérgio Ricardo, veterano músico, escritor e realizador paulista de 85 anos desde “O espantalho” (1974), recria o movimento popular que impediu a remoção de parte da favela do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro, em 1977.

Na abertura, serão exibidos “Bandeira de Retalhos”, às 19h, e “O Silêncio da Noite”, às 21h. Na sexta-feira, 16, estarão na telona “Intimidade Pública”, às 19h, “O Silêncio da Noite”, às 20h30, e “Cine Transgressor”, às 22h. No sábado , 17, tem “Lou”, às 14h, “Torquato Neto”, às 16h, “Solto no Vazio”, às 17h30, e “Arabia”, às 19h.

Bandeira de Retalhos será exibido na abertura do evento
Bandeira de Retalhos será exibido na abertura do evento

Intimista

Segundo Frederico Machado, coordenador do festival, nas edições anteriores participaram do festival produções de países como França, Bélgica, Espanha, Coreia do Sul, Romênia, Canadá, Estônia e Turquia, entre outros. “O festival evolui a cada edição. No ano passado, ocorreu em 15 cidades do Brasil de forma itinerante”, disse. Nesta quinta edição, o evento acontecerá somente no Cine Lume e em Niterói, em formato mais intimista, onde o público se envolverá mais com os filmes e o próprio evento.

“É um festival de cinema autoral independente, que está em sua quinta edição e tem o respeito muito grande das distribuidoras internacionais. Ano passado, realizamos em 15 cidades e, desta vez, somente em São Luís e Niterói. Resolvemos concentrar em uma semana para reunir mais público, pois quanto mais longo, fica muito disperso. Teremos várias sessões especiais, sendo uma delas a ‘Sessão Maldita’, com filmes violentos, e outra com filmes de temática de gênero”, antecipou Frederico Machado.

Serviço

O quê

Lume International Film Festival

Quando

De 15 a 21 de março

Onde

Cine Lume (Renascença II)

Ingressos: R$ 80,00, com direito a brindes como DVD e livros

Programação

Dia 15 (Quinta-feira)
19h - Bandeira De Retalhos + Ainhoa + Amniogenese
21h - O Silêncio Da Noite

Dia 16 (Sexta-feira)


19h - Intimidade Pública + Castigo
20h30 - O Silêncio Da Noite
22h - Cine Transgressor

Dia 17 (Sábado)


14h - Lou
16h - Torquato Neto
17h30 - Salto No Vazio + Vaqueiros E Indios
19h - Arabia + Baunilha
21h - O Silencio Da Noite

Dia 18


14h - Lou
16h - Torquato Neto
17h30 - Limpam Com Fogo + Diamante, O Bailarino
19h30 - Os Princípes + O Que Resta De Ti
21h30 - O Silêncio Da Noite

DIA 19


19h - Bandeira De Retalhos + Ainhoa + Amniogenese
21h - O Silencio Da Noite

DIA 20


19h - Cine Transgressor
20h30 - O Silêncio Da Noite

DIA 21


19h - Boi De Lágrimas
20h30 - O Silêncio Da Noite

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.