Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
ARTHUR da Anunciação Neto, no centro, segurando o prêmio recebido em Genebra
ARTHUR da Anunciação Neto, no centro, segurando o prêmio recebido em Genebra

Maranhense recebe prêmio internacional
O maranhense Arthur da Anunciação Neto recebeu em Genebra, na Suíça, o prêmio que é dado às companhias mais influentes na cadeia mundial de grãos e oleaginosas.
Ele participou do evento, realizado no Hotel Intercontinental de Genebra, como representante da Alphamar Agência Marítima, que venceu o prêmio Global Grain como Melhor Empresa de Serviços Logísticos e Navegação.
A Alphamar, que atua no Maranhão, Paraná, Pará e São Paulo, ganhou o Global Grain concorrendo com o Porto de Antuérpia, na Bélgica, o segundo maior da Europa, e com o armador alemão Oldendorff, que tem uma frota de cerca de 500 graneleiros.
Arthur Neto tem grande experiência internacional como consultor de logística, orientando investidores no mercado de grãos no Brasil sobre as melhores formas de escoamento da produção, gargalos de logística e corredores de transporte para quem quer investir no país.

Aplausos
O vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Paulo Henrique Costa, ao abrir o Workshop Regional de Planejamento Estratégico da Ebserh, em São Luís, fez questão de destacar o papel do ex-reitor Natalino Salgado, para que o HU-UFMA se consolidasse como o maior hospital e unidade modelo entre os 39 integrantes da Rede.
O Hospital Universitário da UFMA foi o primeiro a aderir a Ebserh, em 2013, na gestão do ex-reitor.
O vice-presidente participou na sexta-feira passada do evento que reuniu na capital maranhense integrantes de Hospitais Universitários do Tocantins, Amazonas, Pará Piauí e Ceará.

Pavio curto
Desde 16 de setembro de 2015, quando Ciro Gomes assinou ficha de filiação, o PDT despreocupou-se com a escolha do candidato à Presidência da República. Muitos trabalhistas, porém, passaram a ter receio de que repetisse os frequentes tropeços verbais, pondo tudo a perder.
Em 2002, por exemplo, quando concorreu ao Palácio do Planalto pelo PPS, disse que a então esposa, a atriz Patrícia Pillar, tinha um dos papéis mais “importantes”, que era “dormir” com ele. Liderava as pesquisas e despencou, chegando em quarto lugar.
Na recente convenção nacional do partido, Ciro correu na frente, prometendo que tomará “muito mais cuidado” com as declarações que faz publicamente.
Resistirá às provocações de Jair Bolsonaro?

Retrocesso
Parece que poucos percebem e se rebelam contra o empobrecimento do ensino de nível médio, cujos currículos vão se esvaziando de conteúdos históricos nas escolas públicas.
Igualmente, as línguas estrangeiras são cada vez pior tratadas.
O resultado aparece nas provas de ingresso no nível superior: entre outras deficiências, o imenso número de candidatos incapazes de articular períodos com sentido.
Substituindo a habilitação, expande-se a intoxicação ideológica com slogans bem decorados.
Tudo sob a égide de secretarias municipais e estaduais, além do Ministério da Educação.

A busca continua
Professores costumam citar, nas aulas sobre História da Política Brasileira, trecho de discurso de Tancredo Neves, quando deixou o Senado, em março de 1983, para assumir como governador de Minas Gerais:
“Há que encontrarmos, com urgência, o caminho do entendimento, senão em torno de problemas menores, certamente em torno dos graves e complexos problemas de ordem institucional e econômico-financeira.”
Pouquíssimas vezes a bússola foi achada. Desnorteada, a nação paga preço alto.

Lua Azul
Para quem sentiu falta da Lua Cheia no mês de fevereiro, março terá duas luas cheias. Uma foi no dia 2 e outra será no dia 31 – sendo que essa é chamada de Lua Azul.
É claro que isso não significa que a Lua Cheia do fim de março será realmente azulada. Na verdade, Lua Azul é o nome dado à segunda Lua Cheia de um mês.
O mesmo fenômeno foi registrado em janeiro deste ano.

Lua Azul 2
Se a Lua Azul já não é um fenômeno tão comum, duas Luas Azuis em três meses é menos ainda.
A última vez que isso aconteceu foi no ano de 1999, quando os meses de janeiro e março também tiveram duas Luas Cheias, enquanto no mês de fevereiro não houve Lua Cheia (assim como neste ano), o que também é um evento raro.
Tão raro quanto o mês de outubro de 2018, que terá duas Luas Minguantes.

Lua Azul 3
Segundo os estudiosos do Zodíaco, neste março de Lua Azul, os que nasceram sob os signos de Touro, Leão, Libra e Capricórnio estão com a libido nas alturas.
Explico: quem pertence a um desses signos está com o desejo à flor da pele.
E a vontade de explorar o lado sexual só vai aumentar na proporção que se aproximar a Lua Azul.

Há uma bala voando
A venda de armas no planeta aumentou 10% entre 2013 e 2017 em comparação ao período entre 2008 e 2012. Os maiores responsáveis pelo salto são Ásia, Oceania e Oriente Médio. Sozinhos, os Estados Unidos detêm 34% do mercado, abastecendo 98 países. Nas Américas, a importação total de armamento diminuiu 29% na mesma época. As informações são de um estudo do Instituto Internacional de Pesquisa da Paz de Estocolmo (Sipri).

TRIVIAL VARIADO

A Academia Ludovicense de Letras apresenta hoje os novos membros de sua diretoria, para o biênio 2018/2019, ao mesmo tempo em que fará a abertura do Calendário Acadêmico e dará posse ao novo membro efetivo Bruno Tomé Fonseca.

No assunto: e evento está marcado para as 19h, no Forum Desembargador Sarney Costa. E Bruno será saudado pela acadêmica Ana Luiza Almeida Ferro.

Café com Debate é o evento que vai reunir fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, sexta-feira e sábado, no auditório do Hospital Carlos Macieira. A promoção é do Crefito-16 e da Fenafisio. O tema é “Desmistificando a qualificação em Fisioterapia”.

Deveria existir um termômetro para medir o preço da falta de preparo dos governantes. Prejuízo pago pelo povo ordeiro, pacífico, trabalhador, sempre disposto a confiar e a esperar. Até quando?

Está comprovado. Não deve ser difícil tornar-se um bom político. Basta ter os mesmos valores da maioria dos cidadãos brasileiros.

Na gangorra: a segunda reunião do ano do Comitê de Política Monetária, do Banco Central, está agendada para 20 e 21 deste mês. Vai se saber para que lado vai pender a taxa de juros.

Não são só as correspondências normais que enfrentam problemas de atraso nos Correios. Nem o velho e bom Sedex resiste ao desmonte.

Quem está circulando na cidade e sempre muito festejado pelos amigos é o empresário Antonio Cordeiro Filho, atualmente radicado em Lisboa. Domingo, foi recebido para almoço por Rosimar e José Carlos Salgueiro.

O deputado federal Rodrigo Maia se fardou para concorrer à Presidência da República. Em 2012, concorreu a prefeito do Rio de Janeiro. Não passou dos 2,9 por cento dos votos.

Esta semana está sendo marcada pelo corre-corre para troca de partido. Em cinco dias, muitos escaparam pela janela. Nenhuma razão programática ou ideológica. Apenas conveniências.

Questão de ângulo: o que não falta é administrador que, ao ver uma medida aplicada corretamente na prática, pergunta se vai funcionar na teoria.

DE RELANCE

Os minimercados
O poeta e cronista gaúcho Fabrício Carpinejar escreveu ontem uma crônica repleta de simbolismo e saudosismo – essas coisas que eu, particularmente, gosto muito. Ele fala da valentia dos minimercados existentes em todo lugar, do Rio Grande do Sul ao Maranhão. E os define como “sobreviventes do afeto”. E vai fundo: “Poderiam estar fechados pela força das grandes redes e das conveniências dos postos de gasolina, mas os seus donos insistem no comércio de bairro, contra os prognósticos. Acreditam na força da vizinhança. (...) Representam um serviço comercial quase extinto na comunidade, ao lado das sapatarias, dos açougues, das costureiras, do xerox, das fotografias 3x4”.

Os minimercados 2
Fabricio Carpinejar confessa que respeita os pequenos comerciantes porque são imensos na resistência. Não fizeram pesquisa de mercado, não tratam o consumidor como alvo, não reconhecem as pessoas como estatísticas. Gostam de atender simplesmente. Conhecem os consumidores de cor, os problemas e as lamúrias, deixam o balcão para ajudar idosos a escolher frutas e crianças a alcançar os seus doces. Demonstram atenção sobrenatural aos que entram, questionando o que procuram e o que desejam. São adeptos do caderninho, da caneta Bic, da máquina registradora, do cheque, do papel vegetal do pão, do baleiro”.

Os minimercados 2
Para arrematar, diz ele: “Se alguém não desfruta de condições para quitar a compra na hora, valorizam a esperança. Dão uma segunda chance. A honra e a intimidade têm valor. Só nos mercadinhos posso ouvir: amanhã você completa, amanhã você vem e resolve, deixa para amanhã. Só no mercadinho ainda existe o amanhã”.

50 anos do Rotaract
O programa mundial Rotaract, do qual fui um dos fundadores no Maranhão, por indicação do saudoso Prof. Luiz Rego, completa 50 anos nesta semana. Vinculada à organização humanitária Rotary International, a iniciativa surgiu nos Estados Unidos e hoje tem milhares de voluntários pelo mundo, contando com 639 clubes espalhados pelo país. Em celebração, as unidades nacionais, distribuídas em 38 distritos, elaboraram uma cartilha com as “50 formas de transformar o mundo”. Mais informações: bit.ly/rotaract50.

Mulher Empreendedora
A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão vai colocar em votação, na manhã de hoje, o projeto da deputada Graça Paz que institui o “Dia da Mulher Empreendedora”. A parlamentar resolveu elaborar o projeto inspirada em uma iniciativa da Associação das Mulheres Empreendedoras do Maranhão (AME-MA), presidida por Guga Fernandes. A associação busca fomentar o empreendedorismo no Estado, particularmente o feminino.

Unimed e AMB
O presidente da Associação Médica do Maranhão, Mauro César Oliveira, teve um encontro em São Paulo com o presidente da Unimed do Brasil, Orestes Medeiros Pullin. Um dos temas da conversa foi a valorização do trabalho médico no sistema de saúde suplementar e a nova visão da Unimed do Brasil em valorizar cada vez mais o cooperativismo médico.

Cavalos de Troia Boca de Urna
É afinadíssima a sintonia entre a Ordem dos Advogados do Brasil e o Tribunal Superior Eleitoral. Os presidentes Claudio Lamachia e Luiz Fux conversaram ontem. Acertaram ações conjuntas em escolas de todo o país "para levar conhecimentos sobre cidadania". Haverá também uma caravana eleitoral pelo país. Ônibus oferecerão facilidades eleitorais, como o cadastramento biométrico e materiais de conscientização.

Mastruz com Leite
O show da banda Mastruz com Leite é a pedida do fim de semana em São Luís. Um dos mais famosos grupos do gênero no Nordeste estará no palco da boate The Music, na Lagoa da Jansen, um dos espaços que aglutina a juventude que não abre mão dos embalos noturnos na Capital. O show será aberto pelo cantor Guilherme Torres, uma das revelações da música sertaneja local.

Para escrever na pedra:
“Destino não é uma questão de sorte, mas uma questão de escolha; não é uma coisa que se espera, mas que se busca”. De William Jennings Bryan.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.