Missas e procissões

Fiéis católicos organizam procissão para a Semana Santa

Este ano, a Igreja Católica pretende voltar a realizar procissões da Fugida e do Encontro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
A Igreja Católica se prepara para as atividades da Semana Santa
A Igreja Católica se prepara para as atividades da Semana Santa (Semana Santa)

SÃO LUÍS - Um dos períodos mais aguardados pelos fiéis da Igreja Católica se aproxima, a Páscoa, que significa tempo de reflexão, promessas e devoção. As igrejas de São Luís já se organizam para as celebrações.

Este ano, a Igreja Católica pretende reviver as procissões realizadas em anos passados, quando eram feitas em grande quantidade, com a participação de centenas de fiéis. Segundo o padre Heitor, pároco da Igreja de São João Batista, na Rua da Paz, Centro, o objetivo é fazer com que os fiéis voltem a participar das procissões, principalmente nesta época do ano.

“Queremos que os fiéis revivam o espírito da Quaresma e da Páscoa, porque é por meio desses momentos que nos preparamos espiritualmente para uma data tão importante, para aqueles que têm fé”, disse o padre Heitor.

A Igreja de São João Batista, a Capela de Bom Jesus dos Navegantes e a Igreja de Santana se preparam para as celebrações. Atualmente, as igrejas realizam somente a Procissão do Senhor Morto, quando os fiéis levam a imagem de Jesus pelas ruas, com cânticos e orações. Mas este ano há um propósito de trazer a memória dos católicos a Procissão da Fugida e a Procissão do Encontro, tendo a presença de fiéis e padres de diversas igrejas.

“Será um momento, para nós, fiéis, de muita alegria. Não somente por causa do período. As procissões já fazem parte da cultura, e nós só precisamos reviver essas celebrações novamente”, destacou o padre.

As procissões iniciam-se neste final de semana, no sábado, 17, na Igreja de Santana, na Rua de Santana, Centro, também conhecida como Igreja de Santaninha. Os fiéis já confeccionam a cruz, que será carregada como forma de representar a que Jesus carregou, assim como os demais adereços da procissão. As solenidades da Quaresma serão realizadas na Capela do Senhor Bom Jesus dos Navegantes.

SAIBA MAIS

Na Sexta-Feira Santa, haverá uma exposição do Senhor Morto, seguida de Procissão, às 18h30. No Domingo de Páscoa, às 8h, uma missa com apresentação da Ressurreição de Cristo na Igreja de Santo Antônio, Centro.
Programação
Sábado (17), às 19h Procissão da Fugida
Domingo (18), às 17h Procissão do Encontro
Domingo (25), às 7h
Missa de Ramos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.