Conciliação

TJMA promove evento voltado para empresários nesta quinta

A iniciativa acontecerá no auditório da Fiema, das 9h às 12h, e será aberta ao público em geral

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

SÃO LUÍS - O Poder Judiciário do Maranhão promove nesta quinta-feira, dia 15 de março, no auditório da Fiema, das 9h às12h, a primeira edição do “Diálogo sobre Conciliação”, evento voltado para empresários. A iniciativa é idealizada pelo Núcleo de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Maranhão (Nupecon/TJMA), em parceria com a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) e apoio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MA), Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Fecomércio, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial (ACM), Cemar e Sebrae.

O evento visa estimular a política nacional de tratamento adequado de conflitos de interesses, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apresentando a atuação do Judiciário maranhense no tratamento das questões relacionadas ao setor produtivo do Estado, por meio da conciliação, mediação e arbitragem – instrumentos efetivos de pacificação social, solução e prevenção de litígios.

O coordenador do Núcleo, juiz Alexandre Abreu, enfatiza que a ideia é incentivar a cultura do diálogo e da conciliação, favorecendo o entendimento entre empresas e consumidores, por meio do uso dos meios alternativos de solução de conflitos, inclusive os digitais, conclamando os empresários a aderirem a essas oportunidades. “Queremos sensibilizar as empresas e instituições a conhecerem e aderirem à política de conciliação, de diálogo com as partes, visando ao entendimento dos problemas, de forma ágil e simples”.

Apesar de ser voltado para a classe empresarial, o evento será aberto ao público em geral (pessoas físicas ou jurídicas).

Programação

Na programação do evento, as instituições parceiras apresentarão os investimentos feitos para incentivar a política de conciliação junto aos seus usuários, tais como eventos, prepostos (funcionários) de empresas, chats, plataformas digitais, aplicativo e outros. No local, serão disponibilizados stands, na parte externa, para mais esclarecimentos sobre o funcionamento dos serviços apresentados.

Mais

Para mais informações, entrar em contato com a Coordenação de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMA, pelo telefone: (98) 3198.4558 ou pelo e-mail conciliar@tjma.jus.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.