Palestras

Encontro de advogadas discutirá empreendedorismo e visão sociopolítica

Evento, que será realizado nesta quinta-feira (15), no Hotel Pestana, no Calhau, está sendo promovido pela OAB Maranhão e terá a participação de advogados e estudantes de Direiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
A advogada Marielle dos Santos Brito é uma das palestrantes do encontro
A advogada Marielle dos Santos Brito é uma das palestrantes do encontro (A advogada Marielle dos Santos Brito é uma das palestrantes do encontro)

SÃO LUÍS - Discutir a relação da advogada com o mercado de trabalho é o principal foco do I Encontro de Advogadas do Maranhão, que será realizado nesta quinta-feira,15,,a partir das 14h, no Hotel Pestana, no Calhau. O evento está sendo promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão (OAB/MA), por meio da Comissão da Mulher e da Advogada, Escola Superior de Advocacia (ESA) e Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA).

Voltado para advogadas e estudantes de Direito, o evento tem como tema principal “Empreendedorismo e Visão Sociopolítica”, com palestras ministradas por profissionais renomadas do país, a exemplo da advogada feminista Laina Crisostomo Sousa de Queiroz, fundadora da ONG TamoJuntas, escolhida, no ano passado, para integrar a lista Under 30 da Revista Forbes Brasil, por seu trabalho social com mulheres em situação de violência. Laina Crisostomo ministrará a palestra “Mulheres na Política – Precisamos Falar”.

Além de Laina Crisostomo, outras três palestrantes participarão do encontro: a advogada Marielle dos Santos Brito, diretora da Comissão de Relações Internacionais da OAB/DF e criadora do @advocaciaempauta, que falará sobre “Empreendedorismo na advocacia”; a empreendedora e relações públicas Daniela Mascarenhas, diretora de Projetos da Federação de Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro) da Bahia, que discutirá o tema “Como projetar a sua Marca Jurídica”; e a advogada Danielle Alves, especialista em estruturação e reestruturação de departamentos jurídicos, que falará sobre “Ferramentas de Gestão”.

Segundo a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Ananda Farias, o principal objetivo do encontro é trazer informações para as advogadas sobre as possibilidades do mercado profissional, tanto para quem está começando quanto para quem já atua mas precisa sempre se atualizar. “Penso que precisamos pensar na questão da mulher advogada, o que essa mulher advogada precisa para deslanchar no mercado de trabalho. Esse evento nada mais é do que fazer esse chamado para que as mulheres do Maranhão se sintam alimentadas de informações do que tem acontecido nos grandes centros, porque hoje não basta você abrir um escritório, você precisa saber como desenvolver sua marca jurídica, como divulgar nas redes sociais”, destacou.

Avanços

À frente da Comissão da Mulher e da Advogada da OAB Maranhão há dois meses, Ananda Farias afirma que tem observando uma participação mais efetiva das advogadas na entidade, o que tem resultado em várias vitórias para a classe no estado. “Quando eu assumi a Comissão, tínhamos apenas três integrantes e hoje já somos 49. O foco da Comissão da Mulher hoje é voltado para a advocacia, mas um braço da Comissão vai continuar com as outras demandas”, afirmou.

Entre as conquistas mais recentes da OAB Maranhão, por meio da Comissão da Mulher e da Advogada, está a instalação de uma sala de amamentação e um fraldário no Fórum Desembargador Sarney Costa, além do funcionamento de uma creche para os filhos de advogadas e advogados, que funcionará a partir de abril, no Colégio Dom Bosco.

“A instalação de uma sala de amamentação e do fraldário no Fórum de São Luís era um pleito antigo da OAB Maranhão, que, por meio da Comissão da Mulher, está prestes a se tornar realidade, após reunião com o presidente do TJMA. A questão da creche foi uma promessa de campanha de Dr. Thiago Diaz, que eu, frente à Comissão da Mulher, resolvi dar início a esse projeto, porque sei que vai auxiliar vários colegas que precisam continuar no mercado de trabalho”, ressaltou.

Mais

As inscrições para advogados e estagiários adimplentes são gratuitas mediante doação de dois quilos de alimentos não perecíveis. Para estudantes e para profissionais de outras áreas as inscrições custam R$ 15,00 e R$ 25,00 respectivamente. A carga horária é de 12 horas, com direito a certificado, e para participar do evento basta se inscrever no endereço www.oabma.org.br/esa/agenda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.