Eleição na França

Marine Le Pen é reeleita presidente da Frente Nacional francesa

Líder da extrema-direita começará terceiro mandato;ela era a única candidata e, portanto, recebeu 100% dos votos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

FRANÇA - A líder da extrema-direita francesa Marine Le Pen foi reeleita como presidente da Frente Nacional (FN). Aos 49 anos, ela era a única candidata e, portanto, recebeu 100% dos votos.

A eleição aconteceu por correspondência e o resultado foi proclamado neste domingo (11), durante o congresso do partido.

Os quase 1.500 militantes presentes no congresso, em Lille, norte da França, aprovaram por 79,7% dos votos (20,2% contra) o novo estatuto que suprime a presidência honorária, anunciou o vice-presidente da FN, Jean-François Jalkh. Este título havia sido concedido a Jean-Marie Le Pen, pai de Marine, que presidiu o partido de extrema-direita francês durante 39 anos, de 1972 a 2011.

Por suas polêmicas e reiteradas declarações sobre o Holocausto judeu, o fundador da FN foi excluído do partido em 2015 por sua filha.

Marine Le Pen conquistou assim o terceiro mandato à frente do partido e pretende mudar a imagem da FN para transformá-lo em um partido de governo.

Como parte da estratégia, ela deve propor aos militantes um novo nome para a formação.

Conflitos entre pai e filha

A exclusão de Jean-Marie Le Pen provocou uma longa batalha judicial entre pai e filha.

Jean-Marie Le Pen, que publicou suas memórias poucos dias antes do congresso, desistiu de comparecer ao evento, um fato sem precedentes para o cofundador do partido.

Ele havia ameaçado comparecer com o uso, se necessário, da "força pública". Mas a direção da FN advertiu que sua entrada estava proibida por sua exclusão como integrantes do partido político.

O patriarca, que mantém uma grane popularidade entre os simpatizantes da FN, optou por passar o fim de semana em uma livraria de Paris autografando seu livro de memórias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.