Sem cuidados

Falta de manutenção é uma ameça a placas de sinalização

Estruturas para a orientação urbana de trânsito, instaladas em vários pontos de São Luís apresentam sinais de desgaste, necessitando de reparos urgentes

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Estrutura de sinalização e orientação a motoristas, na avenida dos Franceses, está tomada por ferrugem.
Estrutura de sinalização e orientação a motoristas, na avenida dos Franceses, está tomada por ferrugem. (placas)

SÃO LUÍS - Em São Luís, algumas placas de trânsito e de orientação urbana estão ameaçadas de cair devido a sinais claros de desgaste. Devido à grande vultuosidade das estruturas, os pedestres e até mesmo motoristas que passam por ruas e avenidas da cidade alegam se sentir inseguros.

Um dos casos mais graves verificados por O Estado está na avenida dos Franceses (sentido Alemanha-Centro), antes do Elevado Alcione Nazaré. O suporte de ferro que ergue três placas com informações acerca das referências de vias ludovicenses está enferrujado.

Na tarde de sábado, 10, por volta das 15h, apesar do tempo ensolarado, os ventos fortes fizeram com a estrutura balançasse. O fato deixou pessoas que passavam pelo local assustadas. “Eu vou sair daqui logo”, disse em meio a risos o aposentado Jorge Cruz. “Estou rindo para não chorar nesse caso”, completou.

Na avenida Litorânea, outros dois exemplos de placas com sinais claros de desgaste, agravado pela ação do salitre vindo do mar. Em frente ao parquinho, na via e no sentido Praça do Pescador/Prolongamento, uma placa alusiva ao limite de velocidade no trecho e sustentada por uma base de ferro de aproximadamente oito metros de altura também está visivelmente deteriorada. “Por causa do desgaste, a placa pode até cair”, disse preocupado o funcionário público Marcos Soares.

O perigo provocado pelo desgaste da placa é agravado pelo fato de que a estrutura, caso não suporte o desgaste, pode atingir um veículo ou pedestre que trafega na via. Mais à frente, ao lado de um restaurante que oferece comidas regionais, ainda na avenida Litorânea, duas placas que indicam limite de velocidade e proximidade de um semáforo estão enferrujadas.

Neste caso, o perigo é menor pois as placas estão a uma distância de menos de um metro do solo. Mesmo assim, pedestres e motoristas questionam o porquê da permanência das placas com sinais de uso excessivo evidentes. “Para uma cidade mais atrativa, ela precisa estar limpa e as vias bem sinalizadas”, disse o aposentado Sebastião Bastos.

Mais

Governo emite nota sobre caso

O Governo do Maranhão informa “que está em andamento um processo licitatório para que sejam instaladas sinalização horizontal e vertical em toda Avenida Litorânea”. Já a Prefeitura de São Luís não se manifestou até o fechamento desta página.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.