Estado Maior

Caravana desestabilizou

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

A passagem da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) por vários municípios do estado em seu primeiro ato oficial de pré-campanha, mexeu com os brios dos comunistas.
A empolgação da militância e o empenho com que alguns dos principais líderes oposicionistas se dispuseram a “mostrar a cara” para defender uma pré-candidatura contra a força do Palácio dos Leões desestabilizaram os governistas.
O resultado foi um festival de ataques sofridos por Roseana e pelos seus companheiros de jornada - notadamente os pré-candidatos ao Senado, Edison Lobão (MDB) e Sarney Filho (PV) - nos últimos dias.
Por meio das redes sociais, um exército de fakes e de servidores do governo passou o fim de semana tentando diminuir a importância das agenda e, pior, criando mentiras sobre os eventos. Até um falso banner anunciando a presença do presidente Michel Temer foi criado e espalhado na Internet.
Coisa de criminosos.
E uma demonstração clara de que não se sustentam as pesquisas fabricadas nos porões do Palácio dos Leões - apontando larga vantagem do governador Flávio Dino (PCdoB).

Chapéu alheio I
O governador Flávio Dino (PCdoB) tentou mais uma vez - e novamente foi desmascarado - fazer caridade com o chapéu alheio.
No sábado, 10, o comunista fez festa para o anúncio de que o PIB do Maranhão cresceu 10% em 2017 - o maior registrado no país.
- Nas últimas semanas, o nosso Estado se destacou em uma série de rankings -, disse, como se a alta, nesse caso, fosse uma conquista do governo.

Chapéu alheio II
Ocorre que o crescimento do PIB em 2017 foi puxado pelo agronegócio: no caso do Maranhão, a produção de grãos.
E para um governo que só aumenta a carga tributária para o empresariado - e, além disso, é avesso ao agronegócio -, não combina nada comemorar esse tipo de “vitória”.
O correto, então, é dar todo o mérito mesmo aos empresários do agronegócio e aos trabalhadores que suaram para conseguir esse feito. Apesar dos comunistas.

Nada disso
Gravado confessando que cobrou apoio de Magno Bacelar (PV) para garantir recursos do governo à UPA de Chapadinha, o deputado Levi Pontes (PCdoB) voltou a se defender.
Ao lado do próprio Bacelar e da esposa dele, ex-prefeita Danúbia Carneiro, o comunista disse que recebeu o prefeito para “reafirmar a luta pela cidade”. Uma foto foi parar no Instagram.
Segundo Pontes, Magno garantiu que nunca foi pressionado. - Nunca fui pressionado a nada. A manutenção da UPA da forma como é hoje era consenso -, disse o prefeito, segundo o deputado.

Esgoto
Um projeto de lei de autoria do deputado estadual Ricardo Rios (SD) preocupa entidades ligadas à defesa do meio ambiente no Maranhão.
A proposta dispensa empreiteiras de construir rede própria de esgotos em condomínios instalados em áreas onde já existir rede coletora pública.
O projeto já está sendo chamado de “nova Lei Antibabaçu”, referência a uma lei do deputado Stênio Rezende (DEM) que autorizava a derrubada da árvore por construtoras em São Luís.

DE OLHO
R$ 10 bilhões

será o valor do rombo da Previdência do Maranhão em 10 anos, segundo a “Projeção Atuarial do Regime Próprio de Previdência dos Servidores” da Seplan.

Aclamado
Chamou atenção o entusiasmo com que o ministro e deputado federal Sarney Filho (PV) foi recebido em Imperatriz, no sábado, 10.
Pré-candidato a senador, ele desembarcou na cidade para juntar-se à caravana pré-eleitoral da ex-governadora Roseana Sarney (MDB).
No aeroporto, foi efusiva e espontaneamente recebido por moradores.

Lista
Foi publicado na sexta-feira passada, 8, edital convocando juristas interessados em participar da disputa por uma vaga no TRE.
Essa lista tríplice de juristas suplentes, em decorrência de problemas burocráticos, está emperrada há três anos.
Mas, agora, o comando da Corte Eleitoral maranhense acredita que consegue desatar o nó.


E MAIS

• A FENAPEF, ligada a policiais federais, anunciou que apoiará candidaturas de membros da categoria nas eleições deste ano; Aluisio Mendes, do Maranhão, é considerado prioridade.

• Ganhou forte repercussão nas redes o artigo do deputado Adriano Sarney (PV) alertando que o déficit previdenciário do Maranhão pode afetar aposentadorias de servidores.

• O Governo do Estado anunciou a descentralização do Curso de Formação de Soldados da PMMA; o deputado Wellington do Curso, que já cobrava a medida, comemorou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.