Finalmente

Após adiamentos, Barragem do Bacanga deve ser entregue este mês

No fim de semana, foram feitos testes para verificação do funcionamento da comporta

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), a abertura e fechamento da estrutura “estão em pleno funcionamento”.
De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), a abertura e fechamento da estrutura “estão em pleno funcionamento”. (barragem)

SÃO LUÍS - Após adiamentos sucessivos, as obras de recuperação da Barragem do Bacanga – orçadas pelo Governo em R$ 7.500.321,47 – deverá ser entregue até o fim deste mês. O Governo do Maranhão anunciou, em janeiro deste ano, que os serviços seriam concluídos neste período. No fim de semana, foram feitos testes para verificação do funcionamento da comporta responsável pelo controle da vazão das águas do rio e do mar. De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), a abertura e fechamento da estrutura “estão em pleno funcionamento”.

A entrega das obras da Barragem está atrasada em mais de um ano. Segundo a Sinfra, durante os reparos, foi feita a substituição das comportas, sendo uma do tipo vagão e duas comportas stop logs, que servem de reforço para as pontes que interligam toda a estrutura.

Em reportagem publicada por O Estado em junho do ano passado, o Governo – por meio da Sinfra – informou que o atraso ocorreu porque a empresa atrasou a entrega dos materiais necessários para os serviços. À época, o Governo não informou se a empresa arcou com alguma multa ou outro tipo de punição devido à demora na entrega dos equipamentos.

Devido ao atraso das obras e a impossibilidade de funcionamento das comportas, há grande acúmulo de lixo às margens da reserva, o que provoca a elevação da mortandade de peixes na região. O fato causa prejuízos aos pescadores, que informaram a O Estado que muitos já abandonaram o ofício. “Antes, num domingo [ontem] como esse, havia vários pescadores aqui. Hoje [ontem] o senhor tá vendo aí como não tem quase ninguém”, disse José de Ribamar, pescador.

Além das comportas, as barras de ferro que servem de proteção para a travessia dos pedestres pela avenida dos Portugueses, por onde passa a barragem, também necessitam de reparos. Com a construção do Porto do Itaqui e com a necessidade que surgiu, a partir daí, de diminuição da distância entre a estrutura portuária e a capital maranhense, entre os anos de 1966 e 1967, foi idealizado o projeto de criação da Barragem do Bacanga. Feito pelo então governador, José Sarney, a estrutura foi entregue em 1970.

Nota

A Secretaria do Estado da Infraestrutura (Sinfra) informa que a substituição da comporta vagão principal, foi concluída em setembro do ano passado (2017), de forma que a operação de abertura e fechamento da comporta está em pleno funcionamento.

A Sinfra esclarece que foi realizado o reforço em toda a estrutura das duas pontes que compõem o complexo - que devido à falta de manutenção por décadas, ameaçavam entrar em colapso. A Secretaria esclarece, ainda, que está realizando a execução dos serviços de urbanização do entorno para a entrega definitiva do equipamento público, que tem prazo previsto para o final deste mês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.