Decisão judicial

Após ação do MPF, ex-prefeito de Santo Antônio dos Lopes é condenado

Euzébio Napoleão Mendonça deixou de prestar contas de recursos transferidos à prefeitura durante sua gestão

OESTADOMA.COM / com informações do MPF-MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
A Justiça também determinou a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito pelo prazo de três anos.
A Justiça também determinou a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito pelo prazo de três anos. (napoleão)

SÃO LUÍS - A Justiça Federal condenou Euzébio Napoleão Mendonça, após ação civil pública por ato de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA). O ex-prefeito do município maranhense de Santo Antônio dos Lopes deixou de prestar contas de recursos transferidos à prefeitura por força de convênios firmados junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde).

Leia também:

Afastado do mandato Zé Vieira ingressa com 10 novos recursos em 2 dias

MP aciona ex-prefeito Léo Costa por contratações irregulares​

Justiça condena ex-prefeito de Capinzal do Norte​

De acordo com o MPF-MA, Euzébio Napoleão deixou de cumprir suas obrigações como gestor municipal, ou seja, não prestou contas de recursos repassados ao município através dos Convênios 93.373/98, 93.372/98, 42.637/98 e 91.478/98 celebrados com o Fnde.

Segundo o juiz federal da 13º Vara, o ex-prefeito se omitiu da obrigação de comprovar a aplicação regular dos recursos públicos, motivo pelo qual foi notificado pelo Fnde para promover a devolução do valor. “Ante a ausência de resposta do acusado, foi instaurada a Tomada de Contas Especial, que culminou na sua condenação”, afirmou.

Diante disso, a Justiça Federal condenou Euzébio Napoleão Mendonça ao pagamento de multa civil equivalente a 10 vezes o valor da última remuneração no cargo de prefeito. Além disso, pelo prazo de três anos, foi proibido de contratar o poder público, receber incentivos ou benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócia majoritária.

A Justiça também determinou a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito pelo prazo de três anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.