Combate às drogas

Rodrigo Duterte precisa de ''exame psiquiátrico'', diz representante da ONU

Presidente filipino atacou relatores da ONU que criticam sua política antidrogas. Desde sua eleição em 2016, mais de 4 mil suspeitos de consumo e de envolvimento com tráfico foram mortos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

GENEBRA - O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos afirmou que o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, precisa de "um exame psiquiátrico", após os insultos lançados por ele contra relatores do organismo internacional.

Depois de apontar para a imprensa, em Genebra, a lista de críticas feitas por Manila contra os funcionários da ONU, o alto comissário para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, foi taxativo: "Nos faz pensar que o presidente das Filipinas precisa se submeter a um exame psiquiátrico".

Zeid e outros responsáveis de direitos humanos na ONU criticam regularmente a polêmica campanha antidrogas do presidente Duterte.

Desde sua eleição em 2016, cerca de 4.100 suspeitos de consumo e de envolvimento com tráfico foram mortos em uma ampla operação policial contra drogas. Os defensores dos direitos humanos estimam, porém, que o número real de mortos é mais do que o triplo do número oficial e pode passar de 12 mil.A relatora especial da ONU sobre execuções extrajudiciais, Agnes Callamard, tornou-se alvo dos ataques do presidente filipino.

Em uma discussão com os representantes filipinos no Conselho dos Direitos Humanos em Genebra, Zeid citou matérias da imprensa filipina de novembro. Nelas, há declarações do presidente Duterte ameaçando Callamard, sem poupar insultos contra ela."Esses ataques não podem ficar sem resposta", afirmou Zeid.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.