Páscoa

“Paixão Segundo Nós” será apresentada em terceira versão

Espetáculo da companhia Coteatro teve primeira montagem há quase 30 anos; apresentações serão nos dias 27, 28 e 29 deste mês no Teatro Arthur Azevedo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
(Paixão Segundo Nós 2018)

SÃO LUÍS - Há 29 anos, a Coteatro montava na Igreja do Desterro, em São Luís, um espetáculo vibrante e polêmico, durante a Páscoa. “Paixão Segundo Nós”, um roteiro de Tácito Borralho adaptando textos de Gilbran Khalil Gilbran, do Evangelho Segundo São Matheus e Evangelhos Apócrifos, utiliza músicas do folclore maranhense e composições de Tácito Borralho, César Teixeira e Sérgio Habibe. Este ano, a companhia apresenta a terceira versão do espetáculo no Teatro Arthur Azevedo (Centro), nos dias 27, 28 e 29 deste mês, às 20h.

O texto ponteia a terrível angustia de Pilatos e seu desespero à dúvida da sentença proferida contra Jesus. Em cada personagem da Paixão, penetra o delírio de Pilatos e em seus depoimentos revivem o drama do julgamento do Cristo. Na 2ª parte, o espetáculo remonta uma reflexão do trajeto para o Calvário até a desnudação do Cristo, sua morte, sepultamento e ressurreição. Assim, “Paixão, Segundo Nós” é um espetáculo profundo, que abala os alicerces da fé, e faz refletir o mais humano e mais poético drama cristão.

Esta versão traz textos originais à cena da tentação de Cristo no deserto, através da sedução do satanás em duas formas e matérias únicas: o macho e a fêmea, como relatam os Evangelhos Apócrifos. A nova versão permite, assim, uma interpretação poética das figuras expostas, revelam o caráter humano e frágil da resistência do Cristo sendo sobrepujado pela vontade divina.

Utilizando algumas técnicas do Teatro de Arena, o público fica totalmente envolvido pelo elenco, participando da tensão desenvolvida durante toda a encenação até a explosão de alegria que celebra a Ressurreição do Cristo.

Para esta versão a Coteatro utiliza o elenco da própria companhia e alguns atores e atrizes experientes de nossa terra, assim como alunos egressos do curso de formação de atores do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem).

Ficha Técnica

Texto e direção: Tácito Borralho

Figurino e caracterização: Coteatro

Iluminação: Abel Lopes

Cenografia: Tácito Borralho

Trilha sonora: Roberto Fróes

Músicas: Cesar Teixeira, Tácito Borralho e Roberto Fróes

Contra regras: Cristian Emanoel Ericeira, Josué Lobato e João José Martins

Fotos: Valdeir Limaverde

Maquiagem: Rose Estevão

Elenco

Cristo – Luís Ferrara

Pilatos – Domingos Tourinho

Satanás (homem) - Raimundo Reis

Pedro – Roberto Fróes

João Batista – Magno Abreu

João Evangelista – Diego Garreto

Judas – Bruno Oliveira

Caifás – Gilberto Goiactman

Barrabás – Rogério Vaz

Anaz – James Louzeiro

José de Arimatéia - Raul Marques

Mateus – Ricardo Vinícius

André – Gabriel Marlen

Simão Cirineu – Jorge Milton

Homem das sombras – Maxlow Furtado

Maria – Lúcia Gato

Madalena – Vanessa Bastos

Satanás (mulher) - Isa Everton

Cláudia Prócola (mulher de Pilatos) -Tatiane Soares

Míriam – Rosana Fernandes

Marta – Isa Everton

Ciboréia – Ivoní Araujo

Viúva da Galiléia – Tatiane Sampaio

Verônica – Maria Machado

Carpideira – Luana Lopes

Serviço

O quê

Paixão Segundo Nós

Onde

Teatro Arthur Azevedo

Quando

27, 28 e 29 de março, às 20h

Ingressos

R$ 40,00 inteira e R$ 20,00 meia

Classificação: 16 anos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.