Saúde

Incontinência urinária deve ser tratada

Em 14 de março celebra-se o Dia Mundial da Incontinência Urinária, data propícia para lembrar que o problema tem tratamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária de urina
A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária de urina (Incontinência)

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Incontinência Urinária, a próxima quarta-feira, dia 14 de março, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) esclarece que a idade é um fator de risco importante, mas não deve ser encarada como normal em nenhuma faixa etária, porque pode ser tratada na grande maioria dos pacientes.

Estima-se que a chance de apresentar incontinência urinária após os 70 anos seja de quatro a cinco vezes maior do que na faixa etária de 20 a 40 anos. Além da idade, outros fatores aumentam o risco de apresentar incontinência urinária como o diabetes, o tabagismo e a presença de doenças neurológicas. Nas mulheres, múltiplas gestações e partos mal assistidos também são causas do surgimento da doença.

A incontinência urinária é caracterizada pela perda involuntária de urina, que pode gerar dificuldade de convívio social. As causas podem ser: alterações na estrutura do assoalho pélvico, genéticas, por bexiga hiperativa, por lesões medulares ou doenças do sistema nervoso.

Existem três tipos básicos de incontinência:

- a de esforço: quando há perda de urina ao tossir, rir, fazer exercício, etc.
- a de urgência: ocorre quando há súbita vontade de urinar e a pessoa não consegue chegar a tempo ao banheiro.
- a mista: associação dos dois tipos anteriores.

A maior parte dos casos de incontinência urinária é a de esforço. Casos leves a moderados podem ser tratados com fisioterapia, medicamentos, uso de slings – um tipo de malha cirúrgica que melhora a sustentação da uretra – e injeções endoscópicas. Para alguns casos de incontinência urinária mais grave em ambos os sexos e após prostatectomia (em homens), pode ser necessária a colocação de uma prótese, chamada de esfíncter urinário artificial.

“Ter hábitos de vida saudáveis e fazer exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico são medidas para prevenir a doença. Vale ressaltar que esta é caracterizada pela perda involuntária de urina, e não pela frequência de idas ao banheiro”, explica o chefe do Departamento de Disfunções Miccionais da SBU, Carlos Sacomani.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.