Política | Janela Partidária

Deputados iniciam troca partidária para as eleições de 2018

Rogério Cafeteira e Neto Evangelista se filiaram ao DEM; previsão é de que mais cinco deputados estaduais troquem de partido até o fim do prazo da janela partidária
Carla Lima/Subeditora de Política11/03/2018 às 07h01

Começou na quarta-feira, 7, início do prazo para troca de partidos sem que haja problema com a lei da fidelidade partidária. Com isso, os pretendentes a mandato eletivo em 2018 e que já estejam exercendo algum mandato, podem trocar de legenda sem correr o risco de ter ser interpelado judicialmente pela sigla na qual foi eleito.

Este período é chamado de Janela Partidária e se estenderá até o próximo dia 7 de abril.

No Maranhão, na quinta-feira, 8, até o momento somente um deputado estadual trocou de partido. Rogério Cafeteira deixou o PSB

Além dele, o secretário estadual de Educação, Felipe Camarão, também se tornou um democrata. Os prefeitos Vianey Bringel (Santa Inês), Glaydson Rezende (Barão de Grajaú) e Marfran Bringel (Loreto) também se filiaram ao DEM.

A filiação deles ocorreu em Brasília, segundo informou o presidente estadual da sigla, deputado Juscelino Filho, logo após o ato que marcou a escolha da nova direção nacional da sigla.

Ainda segundo Juscelino, ainda devem se filiar ao DEM, Neto Evangelista, que está de licença do mandato de deputado para exercer o cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Social, o prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, Magrado Barros, prefeito de Viana, Toinho Patioba, prefeito de Gonçalves Dias, e Nicodemos, prefeito de São Domingos do Azeitão.

Estaduais

Devem trocar de partido ainda a deputada Andrea Murad, que deixará o MDB para se filiar ao PRP. Este será o mesmo partido de Sousa Neto, que deixará o Pros.

Também devem trocar de partido os deputados estaduais Hemetério Weba que deixará o PV para se filiar ao PP, Sérgio Frota que sairá do PSDB e deve seguir para reeleição pelo PR e César Pires, que deixará o PEN para se filiar ao PV.

Federais

A previsão é de que o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, deixará o PV para se filiar ao PSD.

Há ainda previsão que troquem de partido o deputado federal Waldir Maranhão (Avante). O também deputado Zé Reinaldo Tavares estava com sua passagem para o DEM garantida, no entanto, manobra do colega de parlamento, Juscelino Filho acabou modificando os planos de Tavares.

Sem janela - A regra da janela partidária não vale somente para dos vereadores.

Em São Luís, trocarão de partido os vereadores Marquinho Silva (DEM), Marcial Lima (PEN) e Ricardo Diniz, que comunicou ontem sua desfiliação do PCdoB.

Os dois primeiros, Marquinhos e Marcial deverão ir para o PSL, quer desde o início da janela partidária já conseguiu filiar nove deputados federais. Para eles, falta somente o documento de anuência do partido. Já Ricardo Diniz teve aval do PCdoB e deverá se filiar ao Partido Novo.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte