Reunião de dirigentes

Fecomércio-MA participa de fórum nacional em Fortaleza

Evento reuniu dirigentes dos Institutos de Pesquisa das Federações do Comércio de todo o país para debater novas tendências de mercado, entre outros temas do setor, além de proporcionar troca de experiências

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Décima edição do Fórum Nacional de Dirigentes dos Institutos Fecomércio, realizado na cidade de Fortaleza, teve palestras e debates
Décima edição do Fórum Nacional de Dirigentes dos Institutos Fecomércio, realizado na cidade de Fortaleza, teve palestras e debates (Forum)

iscussão sobre as novas tendências de mercado, compartilhamento de estratégias e troca de experiências foram oportunizados na 10ª edição do Fórum Nacional de Dirigentes dos Institutos Fecomércio, que se encerrou na sexta-feira, 9, em Fortaleza. O superintendente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), Max de Medeiros, representou o estado no evento.
O Fórum, que reuniu representantes dos Institutos de Pesquisa Fecomércio (IPFs) de todo o país para discutir, foi realizado pela a Fecomércio-CE, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC).
“As pesquisas realizadas pela Fecomércio-MA têm como principal objetivo orientar e auxiliar os empresários no seu planejamento estratégico, assegurando às empresas do comércio melhorias e condições para gerar resultados positivos. Dessa forma, participar desse Fórum significa qualificar ainda mais o serviço prestado aos empresários maranhenses, garantindo dados estatísticos fundamentais e referenciais para o desenvolvimento das empresas”, destacou o superintendente Max de Medeiros.
A Fecomércio-MA realiza pesquisas de intenção de consumo nas principais datas comemorativas para o comércio, tais como: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal. Com dados estatísticos e análise econômica, o estudo busca auxiliar os empresários no planejamento estratégico de vendas para cada período.
Além desses estudos, a Fecomércio-MA realizada também levantamentos mensais em São Luís, como a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), Intenção de Consumo das Famílias (ICF) e Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec).

Abertura
Na abertura do evento, dia 8, o presidente em exercício da Fecomércio-CE, Maurício Filizola, destacou que o comércio de bens, serviços e turismo é a atividade que mais gera renda no Ceará, além de ressaltar a importância do IPDC para a região.
“Mais do que uma atividade econômica que representa mais de 70% do PIB, o comércio é parte da cultura do Ceará. Estamos comemorando 20 anos de início das atividades do nosso Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento que é uma fonte fidedigna de dados para a imprensa, governos e instituições”, disse Filizola, destacando que os estudos e pesquisas orientam as mais de 150 mil empresas cearenses.
No primeiro dia do evento, foram apresentadas as palestras “Inovação, Linhas de Apoio à Pesquisa” e “Potencialidades e Melhoria da Imagem”. No segundo dia, os temas “Apostando na Tecnologia para Inovar e Fomentar Programas” e “A Relevância das Pesquisas Institucionais na Gestão Estratégica” foram debatidos entre os participantes.

Mais

Participação

A programação da 10ª edição do Fórum Nacional de Dirigentes dos Institutos Fecomércio contou ainda com a participação do economista-chefe da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fabio Bentes, que realizou a palestra “Metodologias de Projeções e Tendências 2018”. Na oportunidade, o especialista apresentou “O Comércio Diante de um Novo Ciclo de Consumo”, destacando a conjuntura macroeconômica atual, como a leve recuperação da economia via consumo e a evolução das condições de consumo, além de abordar as pesquisas econômicas realizadas pela CNC.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.