PH

Garimpo e duas opiniões

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
COM UMA REUNIÃO descontraída em família, Gracy Silva Oliveira comemorou seus 77 anos de idade, ao lado da irmã Oneide Silva Léda, do marido Luiz Gonzaga Oliveira e dos filhos Andréa,  Eulália, Luiz Mário e André Luiz
COM UMA REUNIÃO descontraída em família, Gracy Silva Oliveira comemorou seus 77 anos de idade, ao lado da irmã Oneide Silva Léda, do marido Luiz Gonzaga Oliveira e dos filhos Andréa, Eulália, Luiz Mário e André Luiz (PH01)

No Palácio dos Leões, segue o garimpo dos substitutos dos secretários estaduais que deixarão os cargos para concorrer em outubro. Há uma corrente querendo que os atuais titulares façam a escolha. É criticada sob argumento de que os sucessores vão de dedicar demasiadamente às campanhas de quem os indicou. Outro grupo
quer técnicos de alto nível e descompromissados para conduzir as secretarias até 31 de dezembro.

Em Lisboa
Os Gentil do Rio Grande do Norte e do Maranhão vão realizar uma grande festa em Lisboa, no dia 15 de maio, para comemorar os 50 anos do caçula Glauber,
irmão de Glênia e Glícia.
A propósito da velha cidade, para atender à crescente demanda de brasileiros, as construtoras portuguesas vêm fazendo pequenas adaptações nos projetos originais dos novos imóveis à venda em Lisboa.
Agora, uma casa portuguesa, com certeza, tem área de serviço, quarto dos fundos e até tanque de lavar roupa.

Morreu Fonsequinha
Maranhense que durante muitos anos transitou com destaque na alta sociedade de São Paulo, onde residia há várias décadas, faleceu ontem naquela Capital o engenheiro José de Jesus Alvares da Fonseca (o Fonsequinha).
O velório será hoje, das 9h às 12h, no Hospital Albert Einstein. E, à tarde, o corpo será enterrado no Cemitério do Morumbi.
Fonsequinha era um gentleman e deixa muitos parentes e amigos em São Luís.

Novo rumo
Com o aumento incessante de processos, ressurge entre parlamentares a proposta de transformar o STF em Tribunal Constitucional. O tema entrou em debate pela primeira vez na Constituinte de 1988. O assunto voltou à discussão em 1994.
No ano passado, ingressaram 103 mil e 650 processos no Supremo Tribunal Federal, representando 14,7 por cento a mais do que em 2016. Foram proferidas 126 mil e 531 decisões. Em 1997, tinham sido 35 mil processos julgados.
Na Europa, há Cortes que desempenham apenas a função de intérpretes e guardiões da Constituição, cabendo a outros tribunais a de judicante propriamente dita.

Golpe no WhatsApp
O novo golpe que circula no WhatsApp promete um kit de maquiagem gratuito em celebração ao Dia Internacional da Mulher.
Na prática, no entanto, a mensagem apenas direciona o usuário para um site repleto de banners de publicidade.
De acordo com a empresa de cibersegurança Kaspersky Lab, para disseminar o golpe de maneira mais efetiva, os criminosos convidam os usuários a compartilharem uma mensagem com seus contatos, além de utilizar notificações de navegadores e sites, visando alcançar um maior número de vítimas.
Quando o usuário clica no link indicado, ele é direcionado para um site falso com muitas propagandas – forma usada pelo criminoso para monetizar o golpe. Em alguns casos, quando a falsa campanha é completada, pode até ser oferecido a instalação de um aplicativo com caráter malicioso.

Mulher no Sesc
Dos comerciários e dependentes cadastrados no Sesc no Maranhão, 56% são mulheres.
E foi pensando nesse público em especial que a instituição preparou uma vasta programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher em suas unidades nas cidades de São Luís, Caxias e Itapecuru-Mirim que acontece até domingo, dia 11.
Essa celebração se estendeu às funcionárias do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, que foram recepcionadas na manhã de ontem, pelo presidente do Sistema Fecomércio, José Arteiro da Silva, o diretor do Senac José Ahirton Batista Lopes e pela diretora regional do Sesc, Remédios Pereira para um momento de homenagens
seguido por café da manhã e sorteio de prêmios.

TRIVIAL VARIADO

O prazo para troca de partido começou ontem e muitos parlamentares sentem-se incomodados com o que consideram assédio. Os que propõem a mudança minimizam: “Calma, é apenas um flerte saudável”.

No almoço da Confraria comandada por José Walter Maciel, ontem, no Restaurante Senac, a presença mais festejada era a do desembargador José Bernardes Rodrigues. Muita simpatia e conversa agradável.

Quem igualmente foi visto por lá assinando o ponto foi Aldenor Rebouças, que ultimamente tem passado mais tempo em Fortaleza cuidando da saúde. Com ele, estavam os filhos Pablo e Aldenor Júnior.
Karla Patrícia e Augusto Diniz eram presenças de grande charme no jantar de quarta-feira do Alameda Trinta. Como convém, degustaram os quitutes preparados por Warwick Trinta regados a um vinho argentino de ótima cepa.

Um dos melhores grupos de dança de São Paulo agendou São Luís para o mês de maio. Virá participar de uma grande celebração programada para esse mês. Depois eu conto os detalhes...

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado pela Prefeitura de São Luís com homenagens ao público feminino, sobretudo as servidoras municipais que representam cerca de 65% dos cargos da gestão.
Tem mais: o seminário “Mulher: Direitos garantidos com igualdade”, foi o ponto alto da programação da Prefeitura e reuniu centenas de mulheres no auditório do Convento das Mercês.

Está mais firme do que nunca a candidatura do poeta Salgado Maranhão a uma cadeira na Academia Maranhense de Letras. No fim de semana, este jornal deverá publicar uma grande entrevista com esse brilhante intelectual maranhense.

Estão circulando os convites da Academia Ludovicense de Letras para a abertura do Ano Acadêmico e apresentação da nova Diretoria da entidade eleita para o próximo biênio. Será dia 14, às 19h, no Fórum Desembargador Sarney Costa.

DE RELANCE

Que interesses defendem?
Ao longo de décadas, a União tem assumido o papel paternalista de financiador das dívidas de Estados e municípios. Governadores e prefeitos, eternos pedintes e com as contas quebradas, sempre alegaram que Brasília fica com a maior parte da arrecadação de impostos. Têm razão. Porém, aí está o primeiro erro: a caixa de ressonância para começar a modificar a distribuição do bolo tributário é o Congresso Nacional. Senadores e deputados federais representam os prejudicados, mas mantêm silêncio obsequioso, como se não quisessem incomodar o poder central. No dia em que o tema entrar com insistência na pauta, vai se abrir o caminho que levará a algum equilíbrio.

Brasília quer garantias
A situação talvez mude, porque o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, impôs nova regra do jogo: para obter dinheiro fora do orçamento, a alternativa de Estados e prefeituras passam a ser empréstimos bancários. O governo federal admite avalizar, mas os que recebem os recursos precisam oferecer empresas estatais como garantia. Agora, Brasília só lança boias de salvação, quando encontra a forma de não correr riscos e aumentar sua própria dívida com sucessivos e conhecidos calotes, sobretudo de Estados.

Evento Hoteleiro
O presidente da Federação das Indústrias (Fiema) e do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Edilson Baldez, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIH-MA), João Antônio Barros, recebem, no próximo dia 12, em São Luís, o presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares e a diretora de Eventos da Equipotel, Camila Moretti Picarelli, para o evento de lançamento, na capital maranhense, do 60º Congresso Nacional de Hotéis – Conotel 2018.

Evento Hoteleiro 2
O Conotel 2018 é promovido pela ABIH em parceria com o Sebrae e apoio do Sehama, Abav, Abrasel, Abrajet, Sindbares, Sindetur, Sectur-MA e Sectur São Luís. O evento que deverá reunir todos os empresários maranhenses ligados ao setor de hotelaria, será realizado às 16h do dia 12, no auditório do Sebrae (Jaracaty).

Nuzman flanando no Leblon
Amigo do PH conta que encontrou quarta-feira flanando calmamente pelo Leblon, no Rio, o ex-presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. Estava sem seguranças e ainda parou para almoçar sozinho no Café Severino, da Livraria Argumento. A última vez que o cumprimentei foi na Pérgola do Copacabana Palace.

Não sabem o que dizem
Os almofadinhas da desacreditada ONU não podem ver nenhum projeto com bons resultados andar no Brasil. Logo entram com palpite furado. Agora, alegam que a intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro fere os direitos humanos. Silenciam, vergonhosamente, sobre as mortes na Síria e em outras regiões do mundo.

Dinheiro sobrando
Câmara dos Deputados vai transferir 230 milhões de reais de seu orçamento ao recém criado Ministério da Segurança Pública. A destinação não poderia ser melhor, mas demonstra que sobra dinheiro por lá. Os gastos da Câmara, este ano, chegarão a 6 bilhões de reais. Desperdício é o que não falta.

Para escrever na pedra:
“A abelha e a vespa sugam as mesmas flores mas não sabem encontrar nelas o mesmo mel”.
De P. de Montcheuil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.