Espetáculo ameaçado

Falta de apoio atrasa preparo da ‘Via Sacra’ no Anjo da Guarda

Segundo os organizadores, ausência de incentivo de órgãos ligados à cultura inviabiliza prévias

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Quase nada está preparado para mais uma encenação da “Via Sacra”
Quase nada está preparado para mais uma encenação da “Via Sacra” (Via Sacra)

A falta de repasse de recursos em tempo hábil de órgãos ligados à cultura atrasou a organização do espetáculo “Via Sacra” deste ano, que deverá ser encenada nos dias 29 e 30 deste mês, no Anjo da Guarda. Segundo os organizadores, a ausência do incentivo financeiro de forma antecipada inviabilizou etapas prévias e importantes da encenação, como a confecção do figurino, seleção de elenco e montagem dos cenários, que deveriam estar em conclusão.

Apesar das dificuldades, a direção do Grupo Grita – organizador do espetáculo – garantiu que a “Via Sacra” está garantida. Procurado sobre possível falta de apoio à encenação, o Governo do Maranhão não manifestou parecer sobre o assunto. Apesar da desistência de parecer estadual, o próprio Grupo Grita admitiu, em nota, que o espetáculo será bancado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O acordo entre o grupo e o Governo foi selado somente esta semana. Em relação a apoio municipal, o Grita, por meio de nota encaminhada à O Estado, informou que não houve repasse de recursos referente ao período entre 2015 e 2017. A Prefeitura negou o fato.

Enquanto isso, no ateliê do grupo – situado no Teatro Itapicuraíba – nenhuma movimentação de artesãos e figurinistas, mesmo faltando menos de um mês para a encenação. Em entrevista na tarde de quarta-feira, 7, o diretor-geral da Via Sacra, Vinícius de Azevêdo, confirmou as dificuldades. “Estamos correndo atrás. É o que a comunidade nos cobra”, disse.

Além do ateliê, o barracão do Grupo Grita, situado há poucos metros do Teatro Itapicuraíba, no Anjo da Guarda, também está fechado. Os cenários, até ontem, 8, não haviam sido preparados. “A falta de apoio no tempo adequado prejudica o nosso trabalho”, disse o diretor-geral da “Via Sacra”. Ele e outros componentes da organização do espetáculo se reuniram, ainda na tarde de quarta-feira, 7, para a preparação da encenação.

Caso seja apresentada, este será o 37º ano da Via Sacra em São Luís, que deverá contar em detalhes parte da vida e obra de Jesus Cristo. Além disso, a encenação também fará uma homenagem especial ao bairro Anjo da Guarda que, em 2018, completa 50 anos de fundação. No total, 1.500 pessoas – entre elenco e pessoas que atuarão nos bastidores – deverão estar envolvidos direta e indiretamente na Via Sacra deste ano.

Melhorias
Ainda de acordo com os organizadores, se for viabilizada a tempo, a “Via Sacra” também contará com emoção e surpresas. Em um dos atos (corredor da reflexão), será feita referência ao bairro que sedia as cenas. Outro momento de emoção estará reservado para a anunciação do Anjo, com acréscimo na cena de algo inédito na encenação da Via Sacra. De acordo com os organizadores, a surpresa somente será revelada no dia da primeira apresentação.

Sobre a falta de apoio à “Via Sacra”, a Prefeitura negou que haja qualquer acordo para repasse de recursos ao espetáculo e informou que, por meio de “força-tarefa”, dá suporte à realização do espetáculo, “por meio de intervenções em diferentes áreas como a instalação de pontos extras de iluminação pública, intervenção no trânsito e serviços de capina e roçagem na região onde é realizado o evento”. De acordo com a Secretaria de Cultura (Secult), a pasta “está à disposição dos grupos culturais para a viabilização de suporte aos seus eventos”.


SAIBA MAIS

Ano passado, a “Via Sacra” apresentou um espetáculo que durou cinco horas por dia. Um dos temas ressaltados durante as cenas foi a educação, considerada prioritária pelos organizadores. Outras cenas aguardadas são o Sermão da Montanha, o Lava-Pés, a morte e a ressurreição de Cristo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.