Precariedade

Esgoto escorre e é alvo de reclamação em rua no Altos do Calhau

Via, conhecida como Sítio Santo Antônio, não tem asfalto, não possui calçadas, apenas buracos, lixo e água contaminada, que causam mau odor na área

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

Um esgoto exposto está atrapalhando a locomoção e exalando odor fétido na Rua Sítio Santo Antônio, no Altos do Calhau, em São Luís. Transitar na via é um desafio. Como se não bastasse esse problema, a via está tomada por buracos e lixo e não possui pavimentação. Moradores relataram que quando a chove a situação consegue ficar pior.

Em um trecho da via, há um bueiro que jorra água contaminada para toda a extensão da rua. O Estado flagrou motociclistas trafegando com muita dificuldade e transeuntes desviando pelas margens da via.

“Há meses vivemos nessa situação. Parece que estamos esquecidos pelo poder público. Somos obrigados a conviver sem saneamento básico, sem limpeza e com o mau cheiro gerado por este esgoto. É uma calamidade”, explicou a autônoma Maria Domingas da Conceição, de 50 anos, enquanto tentava sair da via sem sujar os pés com o lamaçal de esgoto. A água tem uma coloração escura.

O vigilante José Almir do Vale Santos, de 54 anos, trabalha na área e contou das dificuldades que ele enfrenta há muito tempo. “Para andar aqui é muito difícil e quando chove a situação é pior, porque mistura a água da chuva com a de esgoto. Além disso, há o mau cheiro. Não sei dizer o tempo exato que estamos assim, mas faz muito tempo. Ninguém faz nada!”, exclamou Santos.

“Acredito que esse esgoto venha do Recanto dos Nobres [bairro próximo à região], porque aqui temos fossa. Por causa desse esgoto, há muitos insetos. Tomamos muito cuidado para não se sujarmos com essa água contaminada”, frisou a professora Maria José Lima, de 45 anos.

Melhorias
Sobre a situação da via, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que diversos bairros da capital já receberam investimentos para a melhoria da infraestrutura de ruas. A Semosp ressaltou que os serviços são executados levando em conta a ocorrência de chuvas, e comunicou ainda que será enviada uma equipe técnica à via citada, a fim de que sejam orçadas as ações para solucionar os problemas constatados.

Sobre o acúmulo de lixo na rua, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana informou que vai enviar equipes ao local para verificar a situação e providenciar a remoção dos resíduos descartados irregularmente. O órgão pede o apoio da população para que faça o descarte do lixo domiciliar de forma adequada, acondicionando-o em sacos plásticos e colocando em sua porta nos dias e horários da coleta. A coleta no bairro ocorre às terças, quintas e sábados, no período noturno.

O comitê também pede o apoio da população para combater o descarte irregular de resíduos e informa que materiais recicláveis e resíduos não coletados por meio do serviço de coleta convencional devem ser descartados em um dos nove Ecopontos já em funcionamento na capital.

Ressalta ainda que reforçará o monitoramento no Altos do Calhau, buscando identificar a origem de descargas irregulares. Denúncias podem ser feitas pela Central de Atendimento: 0800 098 1636.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que uma equipe será enviada ao local para tomar as devidas providências, em relação ao problema que for de sua responsabilidade. A companhia frisou, no entanto, que a referida situação não foi recebida nos canais de relacionamento e que os consumidores podem registrar as solicitações pelo número 0800 7010 1955, ou ainda pelo aplicativo Caema Mobile (disponível para download na Play Store), de modo a dar maior celeridade ao atendimento para que o problema seja resolvido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.