Confusão

Sem sinalização, trânsito na Vila Palmeira é caótico

Na Rua Gabriela Mistral, próximo à feira, os motoristas estacionam seus carros por horas; o mesmo ocorre com as motos, que ficam atravessadas na via

Natália Reis / O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Pessoas e veículos competem por espaço em via da Vila Palmeira
Pessoas e veículos competem por espaço em via da Vila Palmeira (Vila Palmeira)

As ruas próximas à feira da Vila Palmeira se tornaram uma bagunça. Muitos carros e motos estacionam no acostamento, ocupando os dois lados da via, o que dificulta a passagem de ônibus, que, por serem grandes, têm dificuldade para manobrar. Sobre essa situação, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que vai enviar uma equipe para verificar a situação no local, a fim de incluir as vias no cronograma de sinalização, que está sendo executado em vários pontos de São Luís.

Na Rua Gabriela Mistral, próximo à feira, os motoristas estacionam seus carros por horas, o mesmo ocorre com as motos, que ficam atravessadas na via, muitos estacionam até nas proximidades das paradas de ônibus, atrapalhando quem precisa descer ou subir dos coletivos.

Na Rua Projetada, a situação é semelhante, e além dos veículos parados irregularmente há os feirantes, que armam suas barracas na rua. De um lado, os feirantes e do outro a fila de veículos estacionados, quase não sobrando espaço para os pedestres, que circulam frenéticos pelo local.

Sinalização
Nas ruas próximas a feira, a falta de sinalização gera irregularidades, refletindo também nos pedestres que frequentam o local. A escassez de faixas de pedestres nas ruas que dão acesso a feira da Vila Palmeira faz com que as pessoas precisem correr para atravessar a via, por medo de algum acidente.

“Isso aqui é muito perigoso para nós. Eu, como idoso, e as crianças, corremos risco, e essa falta de sinalização já acontece há muito tempo”, destacou o aposentado Antônio dos Santos, que frequenta diariamente a via.
Os semáforos e as placas que deveriam orientar os motoristas fazem falta, foi o que relatou o feirante Euzébio Moreira Costa Filho. “São frequentes os casos de colisões de carros aqui, principalmente porque eles não respeitam a passagem um do outro. Ontem mesmo um carro colidiu com uma moto, porque os dois queriam passar ao mesmo tempo em um cruzamento”, disse.

A Prefeitura de São Luís informou, por meio de nota, que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vai enviar uma equipe para verificar a situação existente no local citado na reportagem, a fim de incluir as vias no cronograma de sinalização, que está sendo executado em vários pontos da capital maranhense.

A SMTT comunicou que conta com agentes de trânsito em viaturas, que realizam de forma itinerante o patrulhamento e a fiscalização no bairro da Vila Palmeira, autuando os motoristas que estiveram em desacordo com o que diz o CTB. A secretaria esclareceu que a falta de estacionamento, próximo ao local de destino do condutor, não o autoriza a estacionar em locais proibidos, e cabe ao condutor estacionar sempre em local regulamentado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.