Reconhecimento

TV Mirante é premiada pelo Ministério Público do Maranhão

Emissora do Grupo Mirante foi reconhecida por reportagens que debateram questões sociais relevantes na categoria Telejornalismo: “Desvio do Fundef” e “Violência contra Idosos”; no total, 15 trabalhos foram inscritos e distribuídos em diversas categorias

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
O procurador Luiz Gonzaga (c) com os jornalistas Thiago Amorim e Olívia Franse
O procurador Luiz Gonzaga (c) com os jornalistas Thiago Amorim e Olívia Franse (O procurador Luiz Gonzaga (c) com os jornalistas Thiago Amorim e Olívia Franse)

SÃO LUÍS - A TV Mirante, afiliada da Globo, recebeu, em ato solene na manhã de ontem,6, na sede do Ministério Público do Estado (MPMA), o prêmio de Jornalismo oferecido pela entidade por produções que debateram questões sociais consideradas relevantes. A emissora, que integra o Grupo Mirante, foi contemplada na categoria Telejornalismo com dois trabalhos: “Desvio do Fundef”, feito pela equipe integrada por Alex Barbosa, Miguel Lindoso, Thiago Amorim e Juvêncio Martins; e “Violência contra Idosos”, reportagem produzida por Sidney Pereira, César Hipólito, Hugo Deleon e Olívia Franse.

No total, 15 trabalhos foram inscritos e distribuídos em diversas categorias (Radiojornalismo, Jornalismo impresso e Webjornalismo) além de Telejornalismo. Os primeiros lugares de cada categoria receberam o prêmio de R$ 3 mil. “Entendemos a importância da atuação do MP em estar presente em todos os municípios do Maranhão na defesa da cidadania e reforçamos a parceria da imprensa como grande canal de divulgação do nosso trabalho”, disse o procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho

Uma das premiadas, a jornalista Olívia Franse comemorou o reconhecimento simbolizado pelo prêmio. “Estamos gratos porque o Ministério Público nos permitiu mostrar a realidade grave e séria dos maus tratos com idosos no nosso estado. Faltam ainda muitas políticas públicas e enquanto elas não vêm, o nosso papel é esse: denunciar e levar a população a reagir”, afirmou.

Para o jornalista Thiago Amorim, a imprensa e o Ministério Público têm atuações similares. “Ambos defendem a sociedade. O Ministério [Público] na forma da lei, e a imprensa no sentido de garantir a opinião pública. Esse reconhecimento em forma de premiação das nossas matérias nos deixa muito honrados”, afirmou.

A comissão julgadora foi composta pelos promotores de Justiça Márcio Thadeu Silva Marques, Ilma de Paiva Pereira, Washington Luís Maciel Cantanhede, Eliane Azor e os servidores José Luís Diniz e Eduardo Júlio Canavieira.

Premiados

Na categoria radiojornalismo, o trabalho vencedor foi “Desaparecidos: incertezas e dramas de todos” de Edvaldo Oliveira, da Rádio Timbira. Na categoria webjornalismo, o vencedor foi Sebastião Borges Júnior, do site da Rádio Universidade FM, com o trabalho “Justiça decreta prisão preventiva de agressor de advogada”. Na categoria jornalismo impresso, que consiste em matérias publicadas em jornais impressos e revistas, não houve vencedor.

Reportagens

A reportagem que apurou os desvios do Fundef da TV Mirante foi ao ar em setembro do ano passado. Segundo a apuração, as verbas oriundas do antigo fundo responsável pelo desenvolvimento da educação no país eram usadas em determinados municípios do estado para outros setores. Já a reportagem sobre violência contra idosos, também da TV Mirante, mostrou que, de janeiro a setembro de 2017, a Promotoria de Defesa do Idoso recebeu 1565 denúncias de maus tratos contra pessoas acima dos 60 anos de idade.

Frase

“Estamos gratos porque o Ministério Público nos permitiu mostrar a realidade grave e séria dos maus tratos com idosos no nosso estado"

Olívia Franse

Jornalista da TV Mirante

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.