Irregularidades

MP aciona ex-prefeito Léo Costa por contratações irregulares

Órgão de controle acusa o ex-gestor de contratar funcionários para a Prefeitura de Barreirinhas

Carla Lima / subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Léo Costa foi denunciado pelo Ministério Público por ter feito contratações de servidores em desacordo com a lei
Léo Costa foi denunciado pelo Ministério Público por ter feito contratações de servidores em desacordo com a lei (Léo Costa)

SÃO LUÍS - O Ministério Público Estadual (MP) ingressou com uma Denúncia contra o ex-prefeito de Barreirinhas, Leo Costa (PSDB), por conta da contratação irregular de servidores pelo Município no período de 2013 a 2014.

Pelo menos quatro pessoas contratadas sem prévia aprovação em concurso público, portanto em desacordo com a lei, ingressaram na Justiça do Trabalho contra o Município, tendo reconhecidos seus vínculos trabalhistas.

Em um dos casos apurados pelo Ministério Público, a Prefeitura chegou a efetuar um acordo judicial com um ex-vigia noturno, no qual se comprometeu a pagar quase R$ 3 mil reais como indenização.De acordo com o promotor de justiça Guilherme Goulart Soares, ficou evidente que o ex-prefeito Leo Costa nomeou, admitiu e designou servidor, contra o que prevê a lei, pois não observou a exigência constitucional de preenchimento de cargos por aprovados em concurso público.O Ministério Público denunciou Costa por crime de responsabilidade, cuja pena prevista é de detenção de três meses a três anos, além da perda e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação. Também está prevista a reparação do dano causado ao patrimônio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.