Eleições 2018

Começa período da janela partidária para as eleições deste ano

Prazo para o troca troca de partido se estenderá até o próximo dia 7 de abril

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, deverá trocar o PV pelo PSD
Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, deverá trocar o PV pelo PSD (Sarney Filho)

Começou nesta quarta-feira, 7, início do prazo para troca de partidos sem que haja problema com a lei da fidelidade partidária. Com isso, os pretendentes a mandato eletivo em 2018 e que já estejam exercendo algum mandato, podem trocar de legenda sem correr o risco de ter ser interpelado judicialmente pela sigla na qual foi eleito.

Este período é chamado de Janela Partidária e se estenderá até o próximo dia 7 de abril.

No Maranhão, nesta quinta-feira, 8, pelo menos cinco políticos trocarão de partido. O deputados Rogério Cafeteira deixará o PSB, o secretário Neto Evangelista (Desenvolvimento Social) sai do PSDB assim como os prefeitos Luis Fernando Silva (São José de Ribamar) , Magrado Barros (Viana) e Vianey Bringel (Santa Inês). Todos estes irão se filiar ao DEM.

Além deles, o secretário estadual de Educação, Felipe Camarão, também será um democrata.

A filiação deles ocorrerá em Brasília, segundo informou Cafeteira, logo após ato que marcará a escolha da nova direção nacional da sigla.

Devem trocar de partido ainda a deputada Andrea Murad, que deixará o MDB para se filiar ao PRP. Este será o mesmo partido de Sousa Neto, que deixará o Pros.

A previsão é de que o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, deixará o PV para se filiar ao PSD.

há ainda previsão que troquem de partido o deputado federal Waldir Maranhão (Avante). O também deputado Zé Reinaldo Tavares estava com sua passagem para o DEM garantida, no entanto, manobra do colega de parlamento, Juscelino Filho acabou modificando os plenos de Tavares.

Sem janela - A regra da janela partidária não vale somente para dos vereadores.

Em São Luís, trocarão de partido os vereadores Marquinho Silva (DEM), Marcial Lima (PEN) e Ricardo Diniz,que comunicou ontem sua desfiliação do PCdoB.

Os dois primeiros, Marquinhos e Marcial deverão ir para o PSL. Para eles, falta somente o documento de anuência do partido. Já Ricardo Diniz teve aval do PCdoB e deverá se filiar ao Partido Novo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.