Copa do Brasil

Sampaio ainda pode jogar a Copa do Brasil da próxima temporada

Mesmo eliminado do Estadual, o Tricolor pode garantir vaga por ranking nacional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Francisco Diá após a eliminação do Sampaio no Estadual
Francisco Diá após a eliminação do Sampaio no Estadual (FRANCISCO DIA ELIMINAÇÃO)

SÃO LUÍS - Apesar da eliminação precoce no Campeonato Maranhense-2018, competição que dá vagas para a Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro da Série D, o Sampaio Corrêa ainda tem chances de disputar a Copa do Brasil do ano que vem por critérios técnicos. Quanto ao Nordestão, o Tricolor, por ser o clube maranhense melhor ranqueado na CBF, está garantido na pré-Copa do Nordeste. E quanto a vaga na Série D, por estar na Série B, não precisa da mesma.

O Sampaio pode entrar na Copa do Brasil por meio do Ranking Nacional de Clubes. Os critérios técnicos de participação dos clubes na copa são os seguintes: o Tricolor tem que está entre os dez que não conseguirem vaga via Estadual. Atualmente, o Sampaio ficou com a posição 39ª no geral.

Na Copa do Brasil 2018, Atlético (GO), Figueirense, Paraná, Joinville, Juventude, Náutico, Bragantino, Oeste, Boa Esporte e Londrina classificaram-se pelo Ranking Nacional de Clubes. O Londrina (40ª posição) foi o último do ranking a ser chamado, por tanto, hoje o time maranhense teria uma vaga.

Para Copa do Brasil-2019, valerá o Ranking- 2018, que será divulgado no fim da temporada. Além disso, como destaca o Critério 2 do regulamento da competição, existe ainda a chance de ida para o certame por meio de um possível título da Série B, Copa do Nordeste ou até mesmo da Copa do Brasil, pois iria como detentor de vaga na Libertadores.

Sobre a Copa do Nordeste 2019, o Sampaio já está garantido no pré-Nordestão, pois não será alcançado por nenhum clube maranhense no RNC. O outro representante maranhense será o campeão Estadual deste ano.

Mudança de foco

Virada a página do Estadual, o Sampaio Corrêa se concentra na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste, onde tem boas chances de seguir vivo nos dois torneios.

Neste sábado (10), na disputa pela liderança do Grupo D do Nordestão, o Sampaio Corrêa visita o Ceará e o técnico Francisco Diá já adiantou que colocará uma formação reserva para enfrentar o São José, pela sétima rodada do Estadual, na quarta-feira (7). Diá confirmou ainda a escalação de Reginaldo Júnior, que retorna de lesão. “Temos que preparar a equipe para o jogo contra o Ceará, que agora é o que importa. Vou aproveitar esse jogo [contra o São José] para dar ritmo a alguns atletas, como o Reginaldo Júnior, que vem de lesão. Devo colocar ele em um tempo”, adiantou o treinador.

Contra o Ceará, a baixa certa fica por conta do lateral-direito Junio Rocha, que sofreu luxação no ombro e deixou a partida contra o Cordino na ambulância para fazer exames minuciosos. Em recuperação de lesão muscular, o jogador deve ficar longe dos gramados por 10 dias.

Na competição regional, o Sampaio lidera sua chave com sete pontos. O Ceará tem um a menos e é o segundo colocado. Completam o grupo o CSA, com dois, e o Salgueiro, com um.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.