Caravana

Roseana visitará 30 municípios do interior do estado

Ex-governadora comandará uma caravana ao lado de senadores, deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores e lideranças políticas

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Roseana é pré-candidata a governadora do Maranhão
Roseana é pré-candidata a governadora do Maranhão (Roseana Sarney)

SÃO LUÍS - A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) realizará uma incursão ao interior do estado a partir de quinta-feira. Trata-se do início de um ato político que deve consolidar a pré-candidatura da emedebista ao Governo do Maranhão.

Senadores, deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, presidentes de partido e lideranças políticas acompanharão Roseana.

O início da “Caravana da Guerreira”, como foi intitulada a incursão por seguidores de Roseana nas redes sociais, está marcado para o dia 8, quinta-feira, quando será comemorado o Dia Internacional da Mulher.

Roseana vai percorrer municípios para começar a construir, junto à sociedade, o plano de governo que será apresentado no período da campanha eleitoral.

A primeira parada da ex-governadora será na cidade de Santa Inês. De lá, no mesmo dia, ela seguirá para a cidade de Santa Luzia.

Roseana também vai passar por Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Açailândia, Imperatriz, Davinópolis, Governador Edison Lobão e Ribamar Fiquene, no próximo fim de semana.

Na semana seguinte, seguirá pelos municípios de Campestre do Maranhão, Porto Franco, Estreito, Carolina, Riachão, Balsas, São Pedro dos Crentes, Fortaleza dos Nogueiras, São Raimundo das Mangabeiras, São Domingos do Azeitão, Nova Iorque, Pastos Bons, São João dos Patos, Paraibano, Colinas, São Domingos do Maranhão e Presidente Dutra.

Também visitará os municípios de Tuntum, Dom Pedro, Santo Antônio dos Lopes, Capinzal do Norte e Peritoró, antes de retornar a São Luís, no dia 17 [sexta-feira].

Pré-candidatura - Roseana confirmou pré-candidatura ao Governo do Maranhão no mês de novembro do ano passado, numa entrevista exclusiva a O Estado.

A confirmação ocorreu depois de uma série de reuniões entre a emedebista e lideranças do partido, em São Luís e em Brasília.

Lideranças do grupo apelavam, na ocasião, pelo anúncio.

“Passei os últimos meses conversando com as lideranças do nosso partido, analisando pesquisas, avaliando cenários. E a nossa decisão é a de que sou pré-candidata a governadora”, disse na oportunidade.

Desde então, Roseana tem acompanhado o cenário político do estado. Ela também tem recebido manifestações espontâneas de apoio de prefeitos, vereadores, ex-prefeitos e presidentes de partido.

Saiba Mais

Roseana Sarney (MDB) já exerceu quatro mandatos de governadora no estado. O primeiro foi de 1995 a 1998. O segundo, de 1999 a 2002. O terceiro mandato foi de abril de 2009 a dezembro de 2010 e o quarto mandato de janeiro de 2011 a dezembro de 2014.

Flávio Dino inicia pré-campanha por onde acumulou derrotas em 2016

Líder de um grupo político derrotado nas últimas eleições municipais na cidade de Imperatriz e com a imagem desgastada na Região Tocantina, o governador Flávio Dino (PCdoB) optou por iniciar a pré-campanha naquele município.

No sábado, aliados de Dino realizam ato político que levou o título de “Somos Flávio Dino”, o provável slogan da campanha do governador em busca da reeleição.

Ele chegou a anunciar a agenda política na sexta-feira por meio de seu perfil em rede social.

“Nesta sexta-feira reunimos a Região Tocantina e neste sábado o leste maranhense. ‘O Maranhão é de Todos Nós’ e começamos a debater nosso novo Programa de Governo”, escreveu.

Membros da base governista na Assembleia Legislativa, deputados federais e lideranças políticas participaram do ato.

A coordenação do evento utilizou faixas [banners] com a imagem e nome do chefe do Executivo.

Derrota – Em 2016 o governador perdeu a eleição municipal em Imperatriz. Ele primeiro lançou o deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB) como pré-candidato, mas o comunista não conseguiu avançar.

Depois, trocou Marco Aurélio pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Cleyton Noleto (PCdoB). Noleto, contudo, também não conseguiu decolar nas pesquisas de intenções de voto.

Insatisfeito com o desempenho do auxiliar de primeiro escalão, ele lançou a ex-secretária adjunto de Saúde, Rosângela Curado (PDT) para a disputa. A pedestista, no entanto, perdeu o pleito.

No ano passado Rosangela Curado foi presa pela Polícia Federal acusada de integrar uma organização criminosa na estrutura da Saúde do Estado, que desviou mais de R$ 18 milhões na gestão Flávio Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.