Cidadãos sujões

População descarta irregularmente e lixo se acumula em vias

O Estado registrou concentrações de sujeira em avenidas importantes da capital maranhense

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

[e-s001]A falta de educação da população e a ação indevida de carroceiros causam acúmulo de lixo em vias importantes de São Luís. Na tarde de ontem, 5, O Estado registrou concentração de sujeira nas avenidas Getúlio Vargas, Luiz Rocha e Ferreira Gullar. Em nota, a Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, informou que o recolhimento do lixo nos locais citados será feito.

Na Getúlio Vargas, por exemplo, na esquina com a Rua da Glória (Monte Castelo), o lixo está concentrado desde o fim de semana. A sujeira fica a poucos metros do Hospital Nina Rodrigues, integrante da rede pública estadual de saúde. Segundo a vendedora de lanches, Nilde Gonçalves, cuja banca de salgados está próxima ao lixo, a situação se agrava em dias em que a coleta não é realizada. “Desde sexta-feira até agora está assim, e o povo é jogando lixo aí direto”, disse.

De acordo com a vendedora, pessoas de bairros próximos como Liberdade e Fé em Deus também são responsáveis pela sujeira. Na avenida Luís Rocha, próxima à Getúlio Vargas, O Estado registrou novo acúmulo de lixo. A situação já foi denunciada no fim do ano passado, no entanto, não houve solução. À época, a Prefeitura informou que o recolhimento de lixo no trecho “estava regular”. Algumas pessoas confirmaram o fato e creditaram a culpa em moradores da região. “Eu não jogo meu lixo ali, mas tem gente que joga”, disse a aposentada Leny Costa.

Ainda na avenida Luís Rocha, no acesso à Liberdade, boa parte do canteiro central concentra grande quantidade de lixo oriundo das residências próximas e do mercado municipal. A dona-de-casa Maria das Graças Ribeiro, moradora do bairro, confirmou que a coleta ocorre regularmente e que são cidadãos e carroceiros os responsáveis pelo descarte do lixo. “Normalmente, durante a noite, toda a sujeira é recolhida”, confirmou.

Outros casos de acúmulo de sujeira foram vistos na avenida Ferreira Gullar, em que há a preocupação, inclusive, com possíveis casos de dengue com a concentração de sujeira. Mesmo assim, vários carroceiros foram vistos no local jogando lixo. Vale lembrar que este ano a Prefeitura inaugurou, na Ferreira Gullar, um Ecoponto para descarte de resíduos sólidos.

O Comitê Gestor de Limpeza Urbana informa que irá fazer a remoção do lixo acumulado na Avenida Getúlio Vargas e Rua da Glória, no Monte Castelo, e que irá incluir as vias na programação de capina.

[e-s001]O órgão destaca ainda que o acúmulo é decorrente do descarte irregular que ocorre frequentemente na localidade e que a coleta domiciliar está sendo feita de forma regular às segundas, quartas e sextas no período diurno.

Por isso, o Comitê pede ainda o apoio dos moradores do entorno para que façam o descarte correto dos resíduos e que os mesmos sejam acondicionados em sacos plásticos, na frente do seu respectivo domicílio, nos dias e turnos em que passa o caminhão de coleta, evitando o descarte nos demais dias da semana, o que causa o acúmulo de lixo nas vias públicas, atraindo animais e provocando mau-cheiro.

O Comitê ressalta que denúncias ou reclamações podem ser realizadas através da Central de Atendimento: 0800 098 1636.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.