PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Após furto, placa da Praça Benedito Leite será restaurada

Objeto e bronze foi furtado do monumento em junho do ano passado, mas localizado e recuperado pela polícia, por meio de denúncias

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

Encontrada após denúncias, depois de ser furtada, a placa de bronze fixada aos pés da estátua de Benedito Leite, na praça que leva seu nome na região central de São Luís, deve passar por uma restauração, antes de ser instalada de novo no logradouro.

A placa foi furtada em junho do ano passado. Segundo lavadores de carro que trabalhavam no local à época, o furto aconteceu durante a noite, já que a viram em um dia e no dia seguinte ela já não estava no local.

Segundo o setor de Patrimônio Histórico do Governo do Estado, que está guardando a placa no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Nham) e é o responsável por sua restauração, o estado físico dela é bom, está apenas com um corte que será cuidado na restauração, a qual estão sendo analisados os custos.

Prevenção
Sobre a prevenção para que esse tipo de furto aconteça em bens públicos da capital e fiscalização o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Maurício Itapary, disse que o órgão faz a fiscalização anual nesses locais, mas que no dia a dia a responsabilidade é da segurança pública. “Esse tipo de prevenção diária precisa ser feita pelos órgãos de segurança pública, como exemplo as polícias e blitz urbana, que devem tentar minimizar situações similares, apesar de o Iphan fazer sua fiscalização”, enfatizou.

Eduardo Long, diretor do setor de Patrimônio Histórico do Governo do Estado, disse que que o governo tenta prevenir, em parceria com outros órgãos, que esses problemas sejam constantes. “O governo, o Iphan e Prefeitura, buscam sempre promover o preenchimento do centro pela sociedade, que também funciona como forma de segurança. Depredação é um problema, infelizmente comum no Brasil. Acreditamos que a forma de combate mais eficaz é uma forte inserção de uma educação patrimonial nas escolas e universidades”, pontuou Eduardo Long.

SAIBA MAIS

Benedito Pereira Leite nasceu no município de Rosário, em 1857, e morreu em 1909. Foi um dos membros da Junta governativa maranhense de 1891 e governador do Maranhão de 1º de março de 1906 a 25 de maio de 1908, falecendo um ano depois. O largo onde situa-se atualmente a praça, em fins do século XVIII era ocupado por casebres até que, em 1804, o governo português ordenou a implantação de um jardim botânico no local, mas o projeto foi abandonado ainda no início.

Em 1851, deu-se a retirada das construções e o largo foi transformado em jardim, recebendo gradil de ferro e plantil com várias árvores e flores, sofrendo pequenas intervenções nos anos seguintes, como substituição e acréscimo de arbustos. Em 1906, o governador Benedito Leite ordenou ao engenheiro Anísio Palhano de Jesus a elaboração de um projeto paisagístico para o largo, com a implantação de figueiras, compondo um jardim de 12 espaços, destinados ao Patheon Maranhense.

Ela já foi chamada de Jardim 13 de Maio, Largo do João Velho, Praça da Assembleia e, hoje, Benedito Leite, em homenagem ao ex-governador, recebendo uma estátua deste confeccionada em bronze e esculpida na França por Émille Decorchement. A inauguração ocorreu em 6 de março de 1911.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.