Estado Maior

Batalha pelo DEM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

O governador Flávio Dino (PCdoB) resolveu usar toda a sua força para inflar o partido Democratas com seus aliados no Maranhão. Um grupo de deputados estaduais e prefeitos controlados pelo comunista vai se filiar ao DEM na próxima quinta-feira, 8, com um objetivo claro: neutralizar a filiação do ex-padrinho político José Reinaldo Tavares, que tem data para entrada no partido marcada para o dia 10, sábado.
A batalha em que se transformou o controle do DEM no estado tem um motivo eleitoral: o partido tem um dos maiores tempos na propaganda eleitoral gratuita e quem ficar com ele larga em vantagem.
Flávio Dino sabe que o aliado deputado federal Juscelino Filho, apesar de articulado, não tem o peso necessário em Brasília para garantir a aliança do DEM com o PCdoB. Por isso, tenta inflar a legenda com deputados estaduais, como Neto Evangelista (PSDB) e Rogério Cafeteira (PSB), obedientes ao seu projeto de poder.
Mas José Reinaldo articula por cima, tentando levar para a legenda deputados federais, assim como ele, e mostrar peso político à cúpula nacional. Além disso, o ex-governador tenta convencer o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) a disputar o governo pelo partido.
Apesar da festa de Flávio Dino para a entrada de seus aliados na legenda, José Reinaldo Tavares ganhou um trunfo a mais com a decisão do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, de ser candidato a presidente. E Maia precisará de um palanque forte no Maranhão.

Caravana
A caravana da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) pelo interior maranhense vai durar cinco dias.
A partir da quinta-feira, 8, ela segue para Santa Inês, onde montará sua base a partir da qual seguirá para outras cidades.
E retorna no fim da tarde de domingo para São Luís.

Senadores
Os senadores João Alberto de Sousa e Edison Lobão (ambos do MDB) também deverão participar da caravana de Roseana Sarney.
No fim de semana, deve se juntar a eles também o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV).
Roseana quer fazer uma espécie de apresentação de sua provável chapa aos eleitores da região do Pindaré.

Quase fora
Apesar de fazer tudo o que Flávio Dino manda nos últimos meses - até defender o mesmo PT que ela detesta - a deputada Eliziane Gama (PPS) deve ser escanteada da chapa comunista.
A cúpula do Palácio dos Leões resolveu estimular uma candidatura do deputado estadual Bira do Pindaré ao mesmo Senado pretendido pela deputada.
Nos últimos dias, Eliziane passou a intensificar a subserviência a Dino, na tentativa de convencer o governador.

Sem futuro
A cúpula do PT nacional decidiu acabar com as expectativas do deputado federal Waldir Maranhão se filiar à legenda.
Maranhão apostava na intervenção federal para entrar no PT e ser candidato a senador pelo partido.
Mas os aliados de Lula mandaram dizer a ele que se resolva por aqui mesmo, em um ambiente nada favorável.

DE OLHO
R$ 5,2 milhões

Foi quanto o deputado Weverton Rocha gastou no Costa Rodrigues, e hoje é réu no STF por causa disso

Cargos à venda
Pelo menos 11 secretários de estado devem deixar os cargos até o dia 7 e abril, para ser candidatos às eleições de outubro.
Os espaços a serem abertos têm servido também como moeda de troca do governo Flávio Dino para atrair os partidos.
Na Prefeitura de São Luís também haverá mudanças relacionadas às eleições.

Enrolados
A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa terá que dar uma posição pública sobre os casos envolvendo os deputados Cabo Campos (PSC) e Levi Pontes (PCdoB).
Campos foi denunciado por agressão à esposa e enfrenta representação de mais de 30 entidades ligadas à causa da mulher e aos direitos humanos.
Pontes, por sua vez, foi pego pela segunda vez em confissão de culpa de crime eleitoral e captação de votos usando recursos públicos.


E MAIS

• O vereador Honorato Fernandes tem trabalhado para esvaziar as candidaturas de eventuais adversários no PT de São Luís.

• Os colegas de Cabo Campos na Assembleia têm orientado o deputado a dar um tempo das sessões na Casa.

• O prefeito Edivaldo Júnior tem estimulado o ex-auxiliar Osmar Filho a manter candidatura a presidente da Câmara Municipal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.