Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
REUNIDOS na comemoração dos 30 anos da Sociedade Maranhense de Cardiologistas, seus ex-presidentes José Bonifácio Barbosa, Raimundo Furtado e José Benedito Buhatem
REUNIDOS na comemoração dos 30 anos da Sociedade Maranhense de Cardiologistas, seus ex-presidentes José Bonifácio Barbosa, Raimundo Furtado e José Benedito Buhatem
FIGURA bissexta na noite de São Luís, o veterano empresário Nicolau Duailibe Neto (97 anos) foi visto sábado no jantar do bistrô Alameda Trinta, na companhia do filho Miguel, dos netos Bruno e Gustavo e do bisneto João Miguel (foto acima).
FIGURA bissexta na noite de São Luís, o veterano empresário Nicolau Duailibe Neto (97 anos) foi visto sábado no jantar do bistrô Alameda Trinta, na companhia do filho Miguel, dos netos Bruno e Gustavo e do bisneto João Miguel (foto acima).
Nicolau e o filho Miguel com este Repórter PH, amigo da família há mais de meio século.
Nicolau e o filho Miguel com este Repórter PH, amigo da família há mais de meio século.

Tônia Carrero
O teatro e a televisão se despedem de mais uma de suas Divas que deixaram marca de talento e beleza no século XX.
A atriz Tônia Carrero sai de cena aos 95 anos.
Tive a honra de conhecê-la num dia festivo, com direito a almoço árabe, na casa do saudoso Moysés Tajra, nesta Capital.
Ela veio apresentar aqui o espetáculo “Amigos para sempre” onde contava histórias de vários amigos queridos que tinham partido e deixado saudades.
Agora, é ela quem comanda a festa no céu.

Área de atritos
“Seu tempo está assegurado, senhor deputado”. Tem sido a frase mais ouvida durante as sessões plenárias da Assembleia Legislativa nos últimos meses.
Diante de vaias das galerias contrariadas, quando parlamentares começam a falar na tribuna, há interrupções frequentes.
Como o espaço é cronometrado e não passa de 5 minutos, o orador se irrita. Pede, então, a intervenção da mesa diretora para garantir que a pausa não seja considerada tempo por ele usado.
Não há sinal de que venha a ocorrer descompressão até o final do ano.
A competição não leva a nada e se resume em saber quem grita mais.

Improbidade, a pauta da vez
A criação de uma Comissão, determinada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para mudar a lei da improbidade administrativa, acendeu o debate entre promotores, juízes e advogados.
O temor é que a ideia seja flexibilizar a lei, que completa 25 anos agora, mas fala-se em modernizar.
Entre os juristas que vão discutir o projeto está o desembargador maranhense Ney Bello Filho, do TRF 1, que concedeu a prisão domiciliar a Geddel Vieira Lima (antes das malas).

Lágrimas
Velha raposa da política maranhense conta que certa vez foi abordado por um velho amigo:
– Deputado, o saudoso deputado Bayma Serra me ensinou uma fórmula para chorar em velório que é uma beleza!
– Qual é a fórmula?
– Você pega pimenta, amassa bem amassadinha, bota na mão, e antes de entrar no velório é só triscar o dedo e depois passar nos olhos, um de cada vez. Maravilha! Nunca mais eu perdi eleição!

Medida acertada
A percepção mais valiosa da atual direção do Banco Central é que os investimentos se reduzem quando os lucros das empresas são absorvidos pelas despesas financeiras.
Ao baixar a taxa de juros, nos últimos meses, a roda do desenvolvimento voltou a girar, criando empregos e aumentando o consumo.

Alameda reúne gente animada
São imbatíveis os fins de semana no bistrô Alameda Trinta, onde o chef Warwick Trinta brinda a clientela com quitutes criativos e deliciosos. Sábado, por exemplo, a casa estava lotada. Um dos grupos mais animados reunia Malú e Miécio Dias, Thatiana e César Bandeira, Ana Elvira e José Benedito Buhatem, Ana Lúcia e Amaro Santana Leite e Cida e José Aparecido Valadão. Em outra mesa, Glória e Itaquê Mendes Camara comemoravam o aniversário dele, que transcorreu no domingo. Também por lá, Soraya Gonçalves e Júlio Neves.

TRIVIAL VARIADO

Rafaela Albuquerque realiza dia 21 de março, na Elle Jolie, o Curso de Arrumação de Mala. São dicas de como economizar espaço dentro da mala e não esquecer de objetos fundamentais para uma viagem tranquila.

Quem está fazendo o maior sucesso
na cidade com sua agência de turismo é o jovem Rafael Saldanha Albuquerque. Ele tem sido muito procurado para montar viagens exclusivas para o exterior.

A abertura da janela partidária agora entre 7 de março e abril vai ser o momento decisivo do MDB baiano.
Não vai ter aquela reunião definitiva, será ato pessoal de cada deputado
optar por ficar ou sair.

Constatação: nada se produz em Brasília, a não ser decisões e despachos.

William Waack, ex-jornalista da TV Globo, está com novos planos. O ambiente escolhido para o recomeço do profissional foi a internet. Ele diz que está bastante confiante com o novo projeto, que se chama Painel WW.

A imortalidade acadêmica na Academia Brasileira de Letras está pendendo para dois nomes: para a vaga deixada por Eduardo Portella deve ir o Antônio Cícero. A vaga seguinte,
a do Carlos Heitor Cony, será do Joaquim Falcão. Está decidido.

Sob a liderança dos promotores de Justiça Karine Guará Pereira e Nacor Pereira dos Santos e do presidente do SINFA, engenheiro agrônomo Saraiva Júnior, entidades de defesa de saúde pública reúnem-se hoje, em Santa Rita, para estudar medidas de combate ao abate clandestino de animais destinados ao consumo humano.

Uma das figuras mais queridas da imprensa maranhense, o jornalista José Salim, vai ser muito festejado
nesta segunda-feira. Ele está completando 72 anos.

DE RELANCE

Rebeldia no poder
Na primeira semana de março de 1980, o então ministro da Educação, Eduardo Portella, surpreendeu o país ao sugerir que os estudantes boicotassem o pagamento de mensalidades extorsivas cobradas por universidades e escolas privadas. Foi demitido pelo presidente João Figueiredo oito meses depois, por
apoiar a greve de professores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Deixou registrada nos anais da História a frase: “Não sou ministro, estou ministro”. Justificou assim a transitoriedade no poder.

Sem problemas
As autoridades da Rússia liberaram a entrada no país, durante a Copa do Mundo, de substâncias psicotrópicas, como codeína, morfina, anfetaminas e... cocaína e maconha. Mas os “medicamentos” só poderão ser usados com fins medicinais. Os portadores das drogas deverão apresentar atestado médico para provar que estão fazendo tratamento e que precisam dos tais medicamentos. Até nos estádios os torcedores/usuários/ doentes poderão entrar sem medo de serem presos.

Novidade da medicina
Não sei se em São Luís já tem alguém atuando nessa área, mas prospera em várias cidades brasileiras a medicina do viajante, ou medicina de viagem.
Trata-se de uma atividade médica pouco conhecida e que prepara o cidadão para viajar de forma segura, devidamente orientado e imunizado contra o que poderá enfrentar no destino; também faz o check-up desse viajante quando ele regressa. São muitas as cidades
onde já tem gente se dedicando a medicina de viagem, com consultório focado nesta área. É algo novo,
ainda desconhecido por muitos.

Jeredy a caminho
Depois de se casar com a cantora e compositora Luísa Sonza, o youtuber Whindersson Nunes brincou com a própria mulher e anunciou a sua “gravidez” durante a lua de mel, em Noronha (PE). “O Jeredy está a caminho”, escreveu ele, em tom de brincadeira, enquanto aproveitavam a piscina. Os pombinhos se casaram em São Miguel dos Milagres, Alagoas, com a presença da maranhense Thaynara OG. A cerimônia aconteceu em uma capela na beira da praia, com muitas flores brancas e as janelas abertas, mostrando o mar ao fundo.

Gastança sem limite
Falta o governo federal divulgar levantamento das dívidas vencidas das empresas estatais e dos órgãos da administração indireta, pouco fiscalizados, com as companhias privadas. O montante, há pelos menos
30 anos, tornou-se alto e sufocante. A única certeza é sobre quem vai pagar a conta.

Maneira exagerada
Ontem, enquanto me preparava para ver o anúncio dos nomes vencedores do Oscar, lembrei do excelente filme Destino de Uma Nação, que estava concorrendo em seis categorias, tendo Winston Churchill como personagem central. Certa vez, o estadista ouviu como elogio a frase de um deputado, seu opositor: “Admiro a sua maneira exagerada de dizer a
verdade”. É o que falta na política hoje.

Arnold Run
O astro de cinema Arnold Schwarzenegger vem ao Brasil. Não para lançamento de um filme, mas de uma corrida de rua que leva o nome dele. A primeira edição da Arnold Run será em São Paulo, no dia 22 de abril. Por enquanto, não há previsão de realização de circuito em São Luís. O ator não promete correr a prova, mas garante participar da largada.

Autofagia
Um aplicativo que recompensa as pessoas pelo tempo que elas ficam longe do smartphone já conta com mais de 120 mil usuários na Europa. Foi lançado no Reino Unido por três estudantes para ajudar a combater o problema da distração provocada pelo celular. Os usuários acumulam pontuação para cada 20 minutos sem usar o telefone. Os pontos podem ser trocados por produtos e serviços. É gratuito, mas, por enquanto, não está disponível no Brasil. Não há o que não haja.

Para escrever na pedra:
“A ambição do homem é tão grande que para satisfazer a uma vontade presente, ele não pensa no mal que dentro em breve daí pode resultar”. De Maquiavel, sempre atual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.