Dengue

Casos de dengue foram reduzidos em 80% e se mantêm estáveis em SL

A queda de 2016 para 2017 foi de, aproximadamente, 80% e para que esse percentual aumente ou se mantenha, agentes de saúde intensificam ações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Lixões facilitam a proliferação do mosquito transmissor da doença
Lixões facilitam a proliferação do mosquito transmissor da doença (Lixões)

SÃO LUÍS- Os casos de dengue na capital mantêm-se estáveis. Conforme o coordenador do Programa de Controle de Dengue de São Luís, Pedro Souza Tavares, os casos foram reduzidos em 80% no ano passado, em relação a 2016, e essa média positiva continua. No entanto, as ações foram intensificadas neste mês devido à intensidade das chuvas.

O trabalho inclui visitas às residências, inspeção e tratamento de pontos estratégicos, além de nebulização espacial. “Mas é importante que a população fique alerta e não se descuide de se respaldar seguindo as nossas orientações para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. As visitas às residências ocorrem de 60 em 60 dias e nesse intervalo de tempo, a participação da população é de suma importância”, disse.

As ações preventivas realizadas pelos agentes de endemias consistem no trabalho de tratamento dos depósitos vulneráveis à proliferação do Aedes aegypti, inspeção aos locais suscetíveis à criação do mosquito, colocação de hipoclorito de sódio em depósitos de água, entre outras. Além disso, há as atividades educativas para orientar sobre como combater a infestação do mosquito e se proteger das doenças transmitidas pelo inseto, entre elas, dengue, febre chikungunya e zyka vírus.

Lixo

Em algumas áreas da cidade, o acúmulo de lixo pode ser um sinal de que a população nem sempre se esforça em fazer sua parte. Em muitos casos, o trabalho de limpeza da Prefeitura vai por “água abaixo”, pela falta de educação dos moradores. É o que se observa na Avenida dos Portugueses, próximo ao perímetro do bairro Vila Bacanga, onde há muito lixo jogado sobre o canteiro principal.

Em 2016, foram registrados 4.749 casos e ano passado, esse número caiu para 958 casos notificados. Ou seja, uma queda de, aproximadamente, 80%. Pelo menos 300 agentes estão fazendo diariamente visitas domiciliares nos sete distritos de saúde da cidade. Os bairros estão recebendo atividades emergenciais no período de sazonalidade, que se estenderá até junho, mais propício à proliferação das doenças causadas pelo mosquito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.