Preocupação

Adolescente morre com suspeita de meningite em SL

Debora Sales, de 17 anos, faleceu no sábado; ela chegou a ser atendida na Unidade Mista do Bequimão, bairro onde morava, mas não resistiu

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Quadro explica os sintomas da doença
Quadro explica os sintomas da doença

SÃO LUÍS- Uma adolescente moradora do Bequimão morreu neste sábado e há suspeitas de que ela seja mais uma vítima de meningite. Debora Sales tinha 17 anos e foi atendida na Unidade Mista do bairro. Na última semana, pelo menos duas pessoas morreram na capital supostamente em decorrência da doença. As informações foram divulgadas no blog do jornalista Gilberto Léda.

Conforme as informações do blog, o secretário municipal de Saúde de São Luís, Lula Fylho, teria afirmado que o caso já é considerado como suspeito e que todos os 16 profissionais da saúde municipal que entraram em contato com a garota estão em profilaxia. “Há indícios que sim [é caso de meningite], mas afirmar é prematuro, pois não saiu resultado dos exames. De toda forma, estamos fazendo profilaxia com os 16 profissionais nossos que tiveram contato com ela”, declarou o secretário.

Suspeito

De acordo com a apuração do blog, além desse caso, tratado apenas como suspeito pela Secretaria Municipal de Saúde, houve outro. Trata-se de Lucas Gabriel, estudante da Universidade Ceuma e que tinha 21 anos. Ele morreu na terça-feira (27), também supostamente vítima de meningite. A doença é geralmente causada por uma infecção viral, mas também pode ser de origem bacteriana ou fúngica.

As vacinas podem prevenir algumas formas de meningite. Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo. Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo ou pode ser fatal, necessitando de tratamento antibiótico urgente. A propagação costuma ser por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro).

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que os casos são suspeitos e, portanto, não confirmados. Mesmo assim foram tomadas todas as medidas necessárias para investigação, e realizada a quimioprofilaxia indicada. A Semus esclarece que a confirmação ou não de meningite só acontecerá após o resultado dos exames.

Sintomas meningite bacteriana:

Febre alta e calafrios

Alterações do estado mental

Náusea e vômitos

Áreas roxas, como machucados

Erupções, pontos vermelhos

Sensibilidade à luz (fotofobia)

Dor de cabeça forte

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.