IMPRÓPRIA

Higiene de feira ao lado do Mercado do Peixe deixa a desejar

Quando chove situação piora, com lamaçal e água suja escoando para o mar

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Lamaçal e falta de higiene afastam clientes
Lamaçal e falta de higiene afastam clientes (mercado)

“Quando chove fica tudo desse jeito, com o fedor enorme e lixo passando por aqui”, relatou um dos vendedores de peixe que trabalham na feira improvisada que funciona ao lado do Mercado do Peixe, em São Luís. A ausência de higiene incomoda quem trabalha e compra na área.

No local, um grande lamaçal ocupa a área quando chove e as correntes de água jogam no mar todo o lixo daquela área, como restos de pescadas, materiais de higiene pessoal, plásticos de embalagens de sabão e similares.

O vendedor Márcio Santos, de 33 anos, disse que quem trabalha na feira tenta manter a área limpa, já que isso atrapalha a venda deles próprios. “Não há nenhum tipo de serviço da prefeitura que seja feito aqui. Nós mesmos que limpamos quando conseguimos, pra não perder a freguesia”, relatou.

Márcio Santos lamentou, ainda, o fato de nenhum tipo de serviço ser desenvolvido no local. “A gente sente que aqui precisaria ser mais higienizado para evitar doenças e outros problemas com lixo, além de que as pessoas possam comprar aqui com segurança”, revelou.

Lixo no mar
O fato de a água corrente jogar todo o lixo daquela área no mar trás à tona outro tema de grande relevância nos últimos dias: a impropriedade das águas das praias da capital para banho.

Segundo os últimos relatórios publicados pelo próprio Governo do Maranhão, todas as praias da região metropolitana de São Luís, que inclui Raposa, Paço do Lumiar e Ribamar, estão impróprias.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís para saber sobre como é feita a higienização da área e quais as medidas para evitar que fique como está. Até a conclusão da matéria, não houve retorno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.