Pai & Filho

Relações de poder em discussão

A Pequena Companhia de Teatro retorna com nova temporada da peça “Pai & Filho”, obra “Carta ao Pai”, de Franz Kafka

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Espetáculo é inspirado na obra de Franz Kafka
Espetáculo é inspirado na obra de Franz Kafka (Pai & Filho)

SÃO LUÍS - O premiado espetáculo “Pai & Filho”, da Pequena Companhia de Teatro, retorna em curta temporada neste sábado, domingo e segunda-feira, sempre às 19h, na sede da Companhia (Rua do Giz, 295, Praia Grande). Será uma nova oportunidade para que o público possa ver (ou rever) a peça que estreou em 2010 e tem acumulado premiações em mostras e festivais pelo país.

Uma prática comum estabelecida pelo grupo, e que será mantida nesta nova temporada, é a realização de debates ao final das apresentações. “Estabelecer um diálogo com a plateia sobre a encenação e democratizar o acesso a informações sobre a sistematização das ações da companhia auxilia o espectador a adquirir instrumentos para melhor leitura do espetáculo teatral, fortalecendo a formação de plateia”, acredita o diretor Marcelo Flecha que assina a dramaturgia e encenação, a partir da obra “Carta ao Pai”, de Franz Kafka. No elenco, Cláudio Marconcine no papel de pai e Jorge Choairy como filho. A produção é de Kátia Lopes.

Marcelo Flecha explica que a encenação de “Pai & Filho” utiliza uma linguagem crua e visceral para discutir a relação entre poder e submissão originada na estrutura familiar e disseminada na estrutura sociocultural contemporânea. Na peça, um homem aprisionado e oprimido pelo poder do pai, procura enfrentá-lo, mas o discurso se reflete como espelho, retornando para si e afastando a possibilidade da quebra hierárquica familiar para que o diálogo se estabeleça. “A reflexão é um instrumento claro de amadurecimento social, e na peça possibilita um espaço para discussão sobre o conflito de gerações e a dependência econômica utilizada no seio familiar como instrumento de poder”, diz Marcelo Flecha.

Ele ressalta que a dramaturgia não faz juízo de valor entre pai e filho, aumentando o alcance das reflexões e fortalecendo a diversidade de opiniões na formalização do conflito. “Desta maneira, a Pequena Companhia de Teatro apresenta um espetáculo que ajuda a diluir a distância entre gerações e abre caminhos para uma avaliação do estado familiar moderno”, pontua.

Trajetória

No ano de sua estreia, em 2010, a peça circulou pelo interior do Maranhão e seguiu uma trajetória surpreendente e até então inédita para muitos grupos de teatro do estado. Ainda naquele ano, a Pequena Companhia de Teatro participou do XVII Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (SP), do XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE), da 5ª Mostra Sesc Guajajara de Artes em São Luís e do Festival Agosto de Teatro, em Natal (RN). Em 2011, o espetáculo esteve presente no Festival de Teatro Lusófono, em Teresina (PI); no 53° Festival Santista de Teatro (SP); 18° Festival de Teatro do Rio (RJ) e na VI Semana do Teatro no Maranhão.

Entre os prêmios conquistados estão o II Prêmio Sated Maranhão de Artes Cênicas como Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Produção, Melhor Ator, Melhor Cenário e Melhor Figurino e recebeu ainda indicação para as categorias de Ator Coadjuvante e Iluminação.

A peça foi a primeira maranhense a ser selecionada para o projeto Palco Giratório, da Rede Sesc de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas, onde participou de inúmeras mostras e festivais pelo Brasil. Nos anos seguintes esteve na Mostra Sesc Cariri de Cultura, em Juazeiro do Norte e Crato (CE), Viagem Teatral – Sesi, percorrendo nove cidades no interior do estado de São Paulo e no Festival Nacional de Teatro de Piracicaba, também em São Paulo.

Em 2015, participou da Ocupação do Centro Cultural BNB em Sousa (PB). Em 2016 circulou pelo Centro-Oeste do país no Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016, nas cidades de Primavera do Leste (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO).

“Pai & Filho” foi apresentada em 58 cidades de 19 estados brasileiros. O projeto de montagem de encenação foi contemplado com o Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2009 e com o Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2010 para circulação pelas regiões Norte e Nordeste do país, em 12 cidades. l

Serviço

O quê

Peça “Pai & Filho”, baseada na obra “Carta ao Pai”, de Franz Kafka

Quando

Sábado, domingo e segunda-feira, às 19h

Onde

Sede da Pequena Companhia de Teatro - Rua do Giz, 295 – Praia Grande

Ingressos

R$ 20,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.