Cinema

Reencontro afetivo na telona

Contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, filme “Quarto Camarim”, terá a primeira exibição no Brasil simultaneamente em São Luís e Goiânia nesta segunda-feira, 5

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Quarto Camarim será exibido nesta segunda-feira
Quarto Camarim será exibido nesta segunda-feira (Quintal camarim)

SÃO LUÍS - São Luís é uma das duas capitais que recebe, nesta segunda-feira, 5, o filme “Quarto Camarim”, produção exibida pela primeira vez no Brasil simultaneamente na capital do Maranhão e também em Goiânia. O filme, com abordagem documental e métodos ficcionais, aborda o reencontro, depois de 27 anos, da diretora baiana Camele Queiroz com o seu tio Roniel – hoje com o nome de Luma e, até então, residente da cidade de São Paulo. A sessão será às 20h30, no Cine Lume (Renascença) e, após a exibição, o público poderá participar de debate mediado pelo crítico de cinema e membro da Abraccine, Márcio Sallem.

“Quarto Camarim” foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016 e antes de chegar às telonas brasileiras só havia sido projetado em festivais internacionais, no Canadá (Vancouver), Venezuela (Ilha de Maragarita) e República Dominicana (Santo Domingo). Além de Camele, a obra tem direção de Fabricio Ramos.

A programação abre a temporada 2018 do projeto de difusão da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), e é realizado pelo selo independente Bahiadoc (arte-documento), em parceria com a Multi Planejamento Cultural. Depois das duas primeiras cidades, o longa-metragem passa por Florianópolis (SC), no dia 6, e em seguida pelas capitais Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Belém (PA), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Natal (RN) e Rio de Janeiro (RJ) – em datas a definir, totalizando 13 capitais.

O filme

Em “Quarto Camarim”, o próprio cinema media a relação entre Camele e sua tia Luma, que a diretora conheceu, ainda na infância, como tio Roniel, e que agora é travesti, cabelereira e performer. Nesse reencontro, a diretora questiona se essa busca acontece por razões afetivas ou se limita ao objetivo de fazer um filme. O afeto entre ambas vai se manifestando aos poucos, tensionado pelas conversas sinceras.

Narrativamente, as próprias tensões da relação entre sobrinha e tia constituem a estrutura da obra, tendo em vista que Luma, às vésperas de iniciar as filmagens, desiste de participar do filme para depois aceitar novamente. Por isso, na fase inicial do longa, essas tensões se revelam na forma de lacunas e buscas paralelas da diretora, diante da ausência da tia.

À medida que a narrativa avança, entretanto, assume uma crescente e sutil afetividade que se revela nas opções estéticas de Camele. O filme adquire, então, outros contornos dramáticos e estéticos, pondo em diálogo as representações da memória da diretora sobre o tio com a personalidade de Luma, e encantando-se com a sua performance íntima e seu caráter firme e nômade. “Luma conta que foi, se não a primeira, uma das primeiras travestis a usar saia nas ruas de Feira de Santana (BA), árida em vários sentidos, geográficos e simbólicos, mas mesmo assim, uma cidade que teve momentos culturais marcantes, especialmente no campo da poesia e do cinema”, diz Camele Queiroz.

Com isso, a diretora conta que, metaforicamente, viu Luma reunir a resistência e aridez do local com a vivacidade que marca a cidade em que nasceu e cresceu. “Para mim, ela se tornou um exemplo de coragem, que acabou por me inspirar por conta de sua forma de encarar as mudanças e os desafios da vida, mesmo os mais difíceis, sempre com altivez e confiança”, afirma.

Saiba Mais

O filme “Quarto Camarim” foi selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural que existe desde 1997 e já ultrapassou os 52 mil projetos inscritos vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,3 mil propostas nas cinco regiões brasileiras. Nesta edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos serão examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passarão por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 22 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição.

Serviço

O quê

Sessão do filme “Quarto Camarim”

Quando

Nesta segunda-feira, 5, às 20h30

Onde

Cine Lume, Rua Quepos, 12, Ed. Executive Center, Renascença 2

Ingressos

R$ 12,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.