Comportamento

É solteiro e mora sozinho? Siga 13 dicas que irão facilitar sua vida

Organizadora de lares ensina desde como otimizar a limpeza da casa até a ida às compras, garantindo sossego em casa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Para  morar sozinho, é necessário saber organizar seu lar
Para morar sozinho, é necessário saber organizar seu lar (casa)

SÃO PAULO - Se você é homem, solteiro, mora sozinho e tem dificuldade de man­ter sua casa em ordem, seja por falta de tempo ou de habilidade, confira dicas de Bia Martins,organizadora de lares, de como organizar seu cotidiano e tornar sua vida mais prática:

1 - Primeiramente, faça uma arrumação geral, colocando cada coisa no lugar certo. Será trabalhoso, mas irá facilitar a funcionalidade da casa.

2 - Tenha uma faxineira ao menos uma vez por semana, de preferência na segunda, já que é no final de semana que a bagunça costuma aumentar. Caso o orçamento não permita, corte algum gasto supérfluo. São raros os homens que têm paciência e sabem lavar, passar e fazer uma boa faxina!

3 - Elabore uma rotina específica para a faxineira, tornando possível lavar, passar e faxinar no mesmo dia. Melhor ainda se ela puder deixar uma comidinha pronta!

4 - Faça uma lista de regras para a faxineira. Por exemplo: não mexer em determinada gaveta, não jogar nada fora sem consultar, não mudar as coisas de lugar, etc. Isso ajudará a manter a organização da qual você já está acostumado.

5 - Coloque um quadro branco na cozinha para registrar tarefas e compromissos. Deixe-o bem à vista. Peça também à faxineira para anotar os itens que estão em falta.

6 - Além do quadro, tenha um caderno específico para anotar tudo relacionado às necessidades da casa.

7 - Tente manter a arrumação da faxineira. Sujou um pra­to? Lave logo após o uso. Chegando do trabalho, já deixe a roupa suja na lavanderia, e não jogada em qualquer lugar. Es­tas pequenas ações diárias evitam o acúmulo de bagunça, além de deixar sua casa sempre com ar de arrumada.

8 - Elabore uma lista padrão de supermercado, citando tudo o que você costuma comprar. No dia das compras, use esta lista como base para verificar o que precisa ser comprado.

9 - Não compre produtos perecíveis em grandes quantidades para evitar desperdícios.

10 - Se possível, dê preferência aos alimentos pré-lavados e pré-cozidos, para facilitar suas refeições.

11 - Tenha sempre lanchinhos fáceis e saudáveis em casa, como nozes, castanha, frutas secas, biscoitos integrais e iogurtes naturais.

12 - Se você usa roupas sociais para trabalhar, precisará ter, ao menos, 10 camisas e 6 calças. Assim, dá tempo de lavar, secar e passar sem pressa.

13 - Tenha, pelo menos, três jogos de toalhas e roupa de cama, pois é necessário trocar ambos semanalmente.l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.