Famílias

Cresce intenção de consumo em SL

Levantamento da Fecomércio-MA aponta quarta elevação consecutiva do índice de intenção de consumo, que no mês chegou a 106 pontos na capital maranhense; esse é o maior nível de predisposição desde julho de 2015

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em São Luís alcançou 106 pontos no mês de fevereiro, o que representa a quarta elevação consecutiva no indicador na capital. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice revelou aumento de 9,5%, e na evolução mensal, o crescimento foi de 3,7% em relação ao mês de janeiro. Os dados são da pesquisa realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Com isso, o índice registrou o maior nível de predisposição para o consumo na capital maranhense desde julho de 2015. Além disso, pelo segundo mês consecutivo o ICF manteve-se acima dos 100 pontos, e de acordo com a metodologia da pesquisa, está localizada a zona de indiferença do consumidor, sendo que os níveis abaixo dessa linha são considerados de pessimismo e acima, entendidos como otimismo das famílias.
“Os aumentos de intenção de consumo das famílias em São Luís sucederam-se em um período de gradativa retomada das atividades comerciais, após dois anos de imersão em uma profunda crise econômica. O ano de 2017 já encerrou com crescimento no volume de vendas de 4,5% para o varejo restrito e de 7,7% para o varejo ampliado no Maranhão, acima da média nacional que foi de 2,0% e 4,0%, respectivamente”, explicou o presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva.
De modo geral, a alta mensal registrada no indicador foi puxada, principalmente, pela percepção quanto ao Momento para Duráveis (+8,4%), à Perspectiva de Consumo (+6,0%) e à Perspectiva Profissional (+4,8%). Do total de sete itens analisados na composição do índice, apenas o subcomponente Nível de Consumo Atual apresentou variação mensal negativa (-3,4%).
Para a Federação do Comércio, a manutenção da curva ascendente da intenção de consumo dos ludovicenses segue fundamentada na recuperação do mercado de trabalho e da capacidade de renda das famílias. “O reforço no mercado de trabalho, que alcançou números positivos na capital e no estado nos últimos meses, ampliou a capacidade de renda das famílias, e aliado a um cenário de inflação em patamares bastante rasos, gerou consequências diretas na percepção dos consumidores sobre suas intenções de consumo cada vez mais elevadas”, avaliou José Arteiro da Silva.

Indicadores
Na composição absoluta do índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), quatro subcomponentes apresentam-se no cenário de otimismo para os consumidores ao pontuarem individualmente acima dos 100 pontos. Os itens Perspectivas Profissionais (158,8 pontos), Renda Atual (112,3 pontos), Emprego Atual (108,2 pontos) e Momento para Aquisição de Bens Duráveis (103,6 pontos) refletem a percepção dos consumidores ludovicenses quanto à melhoria gradativa do mercado de trabalho e, consequentemente, da renda.
Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a capital São Luís acumulou no segundo semestre de 2017 um saldo positivo de 3.541 empregos com carteira assinada, sendo somente o setor de comércio responsável pela criação de saldo de 1.144 vagas de empregos formais nos últimos seis meses do ano passado ao se avaliar o número geral de contratações e demissões no período.
“Com a economia empregando mais do que demitindo, tem-se uma retomada importante do potencial de renda das famílias. É nesse cenário que iniciamos 2018 e, por isso, explica-se essa elevação dos níveis atuais de intenção de consumo”, ressalta o presidente da Fecomércio-MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.